Alunas do Ensino Médio criam aplicativo para combater Slut Shaming

Por Redação | 23.05.2014 às 10:20

Cinco estudantes de Santos (Camila Ziron, Estela Machado, Hadassa Mussi, Larissa Rodrigues e Letícia Santos) criaram um aplicativo para combater o Slut Shaming, prática muito comum que intimida mulheres quando fotos íntimas delas são postadas na internet sem consentimento. As meninas, todas ainda no ensino médio, contaram com o apoio de uma mentora, Juliana Monteiro, para criarem o app.

O aplicativo "For You" tem como objetivo ajudar vítimas de Slut Shaming a se unirem, oferecendo um espaço para troca de ideias, onde possam dividir experiências, combater o bullying e debater seus direitos de acordo com a legislação. "O nosso aplicativo irá falar sobre violência virtual sofrida por mulheres, em especial o vazamento de fotos íntimas. Por isso, pensamos em fazer esse aplicativo, para dar apoio a elas, levar conhecimento e nos unir", disseram as criadoras do app em entrevista ao Brasilpost.

No vídeo abaixo, você pode conferir como funciona o aplicativo:

As criadoras do projeto estão participando de um concurso chamado Technovation Challenge, um programa global de iniciação tecnológica e empreendedorismo, voltado apenas para meninas e que chegou ao Brasil somente este ano. Para submeter o projeto, elas precisam desenvolver o protótipo de um aplicativo para celular que solucione um problema da comunidade local. Como prêmio, a equipe vencedora receberá US$ 10 mil de financiamento e suporte para desenvolver o aplicativo.