África do Sul: pombo-correio entrega dados mais rápido que a banda larga do país

Por Redação | 27.08.2012 às 16:27 - atualizado em 27.08.2012 às 16:41

Uma empresa de soluções de TI da África do Sul decidiu mostrar que o serviço de banda larga disponível no país é mais lento do que um pombo-correio. A Unlimited IT utilizou os serviços de um pombo de 11 anos de idade, chamado Winston, para levar dados de um dos seus escritórios para o outro e provar que é mais rápido na entrega de dados do que o provedor Telkom.

Winston gastou duas horas para levar um cartão de memória de 4GB a uma distância de aproximadamente 96 quilômetros e no mesmo tempo, o serviço de internet banda larga tinha conseguido enviar apenas 4% dos mesmos arquivos que estavam armazenados no cartão transportado pelo pombo.

De acordo com a BBC, a ideia surgiu depois de um dos membros da equipe de TI ter reclamado da velocidade de envio de dados através da rede, dizendo que seria mais rápido se eles os enviassem através do antigo serviço de comunicação, o pombo-correio.

O pombo saiu da sede do call center da Unlimited na cidade de Howick para entregar o cartão no escritório corporativo da companhia, em Durban. Os responsáveis pelo teste tiveram todos os cuidados para que o animal não tivesse nenhuma vantagem sobre a rede de internet como, por exemplo, o alpiste não deveria ser enriquecido com outros tipos de sementes.

Segundo os profissionais, o mensageiro levou uma hora e oito minutos exatamente para percorrer a distância entre os dois escritórios, enquanto os dados levaram mais uma hora para chegar até os arquivos da empresa via internet.

A corrida ainda foi acompanhada de perto por centenas de sul africanos através das redes sociais como Facebook e Twitter.