5 tecnologias utilizadas por super-heróis em vias de se tornar reais!

Por Redação | 06 de Agosto de 2012 às 14h15

Tornar-se um super-herói de verdade, com poderes incríveis e características únicas é um sonho muito distante da realidade, certo? Errado. Graças ao rápido avanço da tecnologia e ao constante desenvolvimento de novos produtos, em breve será possível utilizar dispositivos que só vemos nas telas dos filmes ou nas histórias em quadrinhos. O Techeblog reuniu cinco deles. Confira!

As luvas do Homem Aranha

Uma equipe da Utah State University chamado "Ascending Aggies" ganhou o primeiro prêmio em um concurso no qual o objetivo era colocar quatro soldados para escalar uma parede bem alta. A solução da equipe foi construir um PVAC (Personal Vacuum Assisted Climber), um aparelho que utiliza vácuo para auxiliar na escalada. Veja como funciona:

Olho biônico

Rob Spence trabalhou duro com uma equipe de engenheiros para adaptar um endoscópio em uma câmera instalada no lugar de seu olho, perdido em um acidente. Segundo ele, é o início das pesquisas que, com a ajuda da tecnologia, trarão próteses biônicas e funcionais para pessoas que sofreram acidentes ou possuem má-formação congênita. Seu experimento captura a imagem e transmite o sinal de vídeo para um pequeno aparelho com um display LCD.

A capa da invisibilidade

Cientistas da Tokyo University, no Japão, inventaram uma capa que faz com que aqueles que a utilizam sintam-se "invisíveis". O casaco é feito de um material especial retroreflexivo que funciona como uma tela fotográfica e conta com uma câmera colocada por trás da pessoa que o utiliza, refletindo sobre a capa para fazer com que a pessoa pareça transparente.

O raio repulsor do Homem de Ferro

Patrick Piebe, um técnico de laboratório alemão e grande fã do Homem de Ferro, decidiu construir um dispositivo laser inspirado na arma repulsora de Tony Stark. Nos EUA, as ponteiras de laser vendidas no mercado possuem, no máximo, cinco miliwatts. O dispositivo construído por Piebe possui 1.000 miliwatts. Energia suficiente para cegar uma pessoa desprevinida instantaneamente.

XOS 2

Apelidado de XOS 2, o exoesqueleto é utilizado principalmente para levantar objetos pesados. Utilizando o exoesqueleto, ao se levantar um objeto de pouco mais de 20 Kg, a impressão é de estar segurando um saco de areia de apenas 1 Kg. Desenvolvido para a área militar, o XOS 2 oferecerá aos soldados melhor mobilidade, tornando possível o transporte de cargas de até 90 Kg nas costas fazendo pouquíssimo ou nenhum esforço.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.