5 itens que desaparecerão da face da Terra: como será o escritório do futuro?

Por Luciana Zaramela | 27.09.2012 às 13:50

De acordo com uma enquete recente no LinkedIn, em que várias pessoas opinaram sobre itens que se tornarão obsoletos nos próximos cinco anos, aparelhos como fax, gravadores e o famoso Rolodex serão extintos da face da Terra. Isso não é nenhuma surpresa, pois como diz Nicole Williams, diretora de Conexões do LinkedIn: "Algumas pessoas acham que aparelhos de fax ainda são uma relevante forma de comunicação. Não, não são".

Segundo o Venture Beat, o LinkedIn criou a enquete para ter uma ideia de como a internet está influenciando as pessoas e seus métodos de trabalho. A maior suposição foi a de que currículos seriam extintos mais cedo ou mais tarde (afinal, para que existe o LinkedIn?). Mas, surpreendentemente, o item 'currículo' apareceu em 14º lugar na enquete, ou seja: muitas empresas ainda gostam de currículos de papel.

A enquete também perguntou aos participantes que tipo de tecnologia tomaria conta de seus escritórios. A resposta: tablets, smartphones e armazenamento em nuvem. Previsível.

O mais interessante, nos resultados, foi a associação entre dispositivos cada vez mais portáteis e escritórios com horários flexíveis e uma forte tendência a videoconferências e teletrabalho.

Moral da história, de acordo com Williams: o mundo está mudando, se tornando cada vez mais flexível. Veja abaixo o infográfico da pesquisa:

Infográfico LinkedIn