Publicidade

PlayStation reforça foco em consoles e comenta vendas do PS4 Pro

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Tigran Hambardzumyan/Unsplash
Tigran Hambardzumyan/Unsplash
Tudo sobre Sony

Mesmo com o aumento nos investimentos de games e acessórios para PC, a PlayStation continuará tendo os consoles como foco das operações, segundo afirmou o CEO do Platform Business Group da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, em entrevista ao portal japonês Nikkei. Na ocasião, o executivo fez ainda um raro comentário sobre as vendas do PS4 Pro, demonstrando o alcance mais limitado do console premium da geração anterior frente ao modelo base.

Há cerca de três anos, a divisão PlayStation iniciou uma nova era ao começar a apostar em lançamentos no PC, não apenas de jogos até então exclusivos, como Ghost of Tsushima e God of War: Ragnarok, mas também por meio da disponibilização de acessórios e ferramentas para computadores, incluindo o adaptador do PSVR 2 e o app para gerenciamento e atualização dos controles DualSense.

A estratégia continuou a gerar dúvidas sobre o futuro da marca em relação aos consoles. Perguntado pelo Nikkei sobre essas questões em entrevista realizada nesta semana, Hideaki Nishino assegurou que os videogames continuarão a ser o foco da Sony mesmo com essa expansão da empresa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Acho que muitos games mobile têm propaganda, e os PCs são difíceis de configurar. Com o PlayStation, você pode jogar o conteúdo que comprou assim que o liga. [Além disso,] os produtos [os jogos] são dispostos de forma clara nas lojas em que você compra software, então é uma experiência intuitiva", disse o CEO, em tradução via máquina.

Ainda assim, Nishino destacou a oportunidade que as outras plataformas proporcionam à gigante japonesa, e para todo o mercado de jogos. "Estamos tentando ampliar o mercado geral de jogos ao expandir [nosso] conteúdo para PCs. Não há dúvidas de que os consoles serão o foco do nosso negócio, mas ao oferecer títulos para dispositivos além dos consoles, nós alcançaremos uma faixa de consumidores mais ampla".

Alcance limitado do PS4 Pro

Não é comum vermos as fabricantes de consoles comentarem de forma explícita sobre os números de vendas dos aparelhos, portanto é interessante vermos Nishino discutir os dados obtidos pela Sony em torno do PS4 Pro. De acordo com o CEO, o modelo premium da geração anterior representou algo próximo de 20% das vendas desde que foi lançado em 2016, estatística que se converteria em cerca de 13% do total da geração.

Esses dados se alinham a estimativas feitas pela agência Circana, cujas pesquisas apontaram que o aparelho teria atingido 13% do mercado dos EUA, além de reforçar a veracidade de documentos vazados após um ataque hacker à Insomniac Games, estúdio da Sony responsável por games como Marvel's Spider-Man e Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão, que indicavam que o PS4 Pro havia atingido 14,3 milhões de unidades vendidas, contra mais de 105 milhões do PS4 padrão.

Representando o nicho que a máquina mais avançada atinge, os números são importantes por servirem como uma espécie de termômetro, sendo um dos aspectos considerados pela PlayStation para definir estratégias futuras, incluindo o lançamento do recém-anunciado PS5 Pro e até o polêmico preço de US$ 699 (~R$ 3.895).

Continua após a publicidade

Fonte: Nikkei (em japonês), via PSX Brasil