Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para CEO da Siemens, Bitcoins são a maior ferramenta para lavagem de dinheiro

Por| 31 de Janeiro de 2018 às 13h38

Link copiado!

MarTech Today
MarTech Today

“A maior ferramenta de lavagem de dinheiro na internet”. Foi assim que o CEO da Siemens, Joe Kaeser, se referiu ao Bitcoin. Falando no palco de uma conferência promovida pela própria empresa, na Alemanha, o executivo foi taxativo quando ao caráter das moedas no mercado atual. Ao mesmo tempo, entretanto, não poupou comentários ao falar que a arquitetura por trás do criptodinheiro traz oportunidades gigantescas.

Esse foi um dos tópicos abordados durante uma rodada de perguntas e respostas no Siemens Innovation Day, evento realizado no final do ano em Munique, na Alemanha. Quando perguntados sobre a utilização da tecnologia em seus processos internos, Roland Busch, CTO da companhia, não poupou comentários, enquanto seu chefe direto, ao final da fala, fez questão de afirmar que é preciso separar “facilitador” e “resultado”.

De acordo com o executivo responsável pela área de tecnologia, a Siemens já possui diferentes projetos pilotos em andamento, utilizando blockchains para diferentes finalidades. Um dos mais promissores, funcionando nos Estados Unidos, é usado na indústria energética para troca de produção entre usinas e clientes, tornando o segmento mais conectado e sustentável.

Outras ideias do tipo estão sendo aplicadas ou estudadas pela empresa, principalmente, em suas áreas de logística e automação. Entretanto, para Busch, essa é uma aplicação que deve acontecer em fases, com um estudo de modelo de negócios chegando primeiro em relação à aplicação prática da tecnologia, de forma que ela sirva aos fins desejados pela companhia.

Continua após a publicidade

Foi aí que Kaeser também teceu seus comentários, afirmando que muita gente, mesmo dentro da indústria, confunde o sistema com as moedas em si. Enquanto os Bitcoins, para ele, são uma ferramenta de lavagem de dinheiro, o Blockchain é uma ferramenta valiosa, principalmente, devido a seus sistemas de validação e documentação descentralizada.

Por isso mesmo, é esse um dos grandes focos da companhia para os próximos anos. Complementando a fala do CTO, Kaeser disse que a ideia é estudar aplicações do Blockchain em diversos setores de atuação da companhia, como robótica, simulações, análise de dados e segurança digital. Esse, inclusive, deve ser seu grande motor de crescimento, ao contrário das concorrentes, que ampliam sua presença com aquisições e fusões.

Em 2017, foi US$ 1,5 bilhão de dólares investido na área de pesquisa e desenvolvimento, justamente, com foco nos setores promissores. Isso acompanha o crescimento de 20% no segmento digital da Siemens, com suas áreas de serviços e softwares apresentando desempenho estelar. Para o futuro, afirma o CEO, a ideia é continuar fomentando esse ambiente de inovação e novos modelos de negócio.

Fonte: Siemens (Roland Busch / Periscope)