Hackers atacam servidores da MyEtherWallet e roubam US$ 150 mil em ethereum

Por Ramon de Souza | 24 de Abril de 2018 às 17h15
photo_camera WP

A MyEtherWallet, uma das principais plataformas de armazenamento da criptomoeda ethereum da internet, sofreu um ataque hacker na madrugada desta terça-feira (24). De acordo com informações do Cointelegraph, os responsáveis pelo golpe — que até o momento não foram identificados — conseguiram roubar aproximadamente US$ 150 mil em criptomoedas das contas dos clientes do serviço.

Ao que tudo indica, os criminosos usaram uma técnica antiga (mas eficaz) conhecida como BGP hijacking para reconfigurar servidores DNS e redirecionar os visitantes do site para uma página falsa de phishing. O único jeito de identificar o scam seria prestando atenção à falta do certificado oficial da MyEtherWaller no endereço visitado, mas poucos internautas parecem ter se atentado ao tal detalhe e acabaram se tornando vítimas.

No reddit, um usuário do serviço comentou como o golpe funcionava. “Assim que eu fiz o login, apareceu um contador durante dez segundos e uma transferência foi feita mandando todo o dinheiro disponível para outra carteira”, explicou. Após analisar o caso, a plataforma EtherScan percebeu que os criminosos chegaram a utilizar duas carteiras diferentes para realizar o roubo antes de “desligar” a interferência no DNS.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ao que tudo indica, a situação já foi normalizada e a MyEtherWallet afirma estar investigando o episódio para tomar as devidas providências. É importante ressaltar que, caso quisessem, os responsáveis pelo golpe poderiam muito bem usar o mesmo recurso para enganar usuários de outros sites e páginas da web; porém, até o momento, o BGP hijacking não parece ter afetado outros serviços além deste.

Fonte: Cointelegraph, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.