Publicidade

Falha em câmbio japonês dá Bitcoins de graça para usuários

Por| 22 de Fevereiro de 2018 às 13h30

Link copiado!

DepositPhotos
DepositPhotos

Um erro no sistema de cálculo de cotações do Zaif, um dos principais câmbios japoneses de criptomoedas, fez com que Bitcoins fossem vendidos, brevemente, a um valor de US$ 0. O problema aconteceu por cerca de 20 minutos, mas não gerou prejuízos, uma vez que, segundo a companhia, todas as operações realizadas devem ser canceladas.

De um total de sete compras de criptomoedas realizadas durante a falha, seis já foram sustadas – a última ainda está em fase de análise e resolução, uma vez que o usuário responsável por ela, provavelmente sabendo se tratar de um problema, tentou transferir os fundos para carteiras externas logo após a aquisição. A expectativa, entretanto, é que o caso chegue a um final tranquilo para ambas as partes.

O problema aconteceu no dia 16 de fevereiro, mas foi revelado ao público somente nesta semana, após uma etapa de análises. De acordo com a companhia, a falha que levou à gratuidade momentânea das Bitcoins já foi resolvida e não deve se repetir – felizmente, ela aconteceu em um momento em que a quantidade de transações é, tradicionalmente, mais baixa, o que levou à pouca exploração do problema por parte dos usuários.

Como costuma acontecer quando o assunto são as criptomoedas, as dificuldades normalmente vêm em bando. O Zaif é de propriedade do Tech Bureau Corp, uma empresa japonesa que está registrada junto ao governo e segue todas as leis locais. Entretanto, ela também é uma das operadoras do Coincheck, que, no começo do mês, revelou a existência de problemas de segurança que levaram ao roubo de mais de US$ 500 milhões em moedas virtuais.

Continua após a publicidade

A brecha levou o câmbio a suspender as conversões de Bitcoins e outras modalidades em yens, de forma a garantir a integridade de seus sistemas e evitar a returada de mais criptomoedas roubadas. Além disso, a medida foi aplicada para garantir a saúde do próprio negócio, uma vez que, diante da brecha de segurança, muitos usuários começaram a fugir do serviço, algo que poderia levar a uma falência de maneira extremamente rápida.

O governo japonês ampliou a fiscalização e regulação sobre o mercado de criptomoedas, apesar de ainda não ter aplicado medidas restritivas como a Coreia do Sul, por exemplo. Por enquanto, as regras são voltadas, principalmente, para evitar a sonegação de impostos e evasão de divisas, mas garantindo a sobrevivência de companhias do setor e também o crescimento de startups relacionadas à tecnologia.

Entretanto, ao mesmo tempo, as autoridades já anunciaram uma investigação em relação ao roubo ocorrido nos sistemas da Coincheck e, também, pode ampliar o escrutínio sobre as operações do Tech Bureau Corp por conta da nova falha no Zaif.

Fonte: Reuters