Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criptomoedas não precisam de novas regras financeiras, afirma editorial do WSJ

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Junho de 2021 às 22h40

Link copiado!

Criptomoedas não precisam de novas regras financeiras, afirma editorial do WSJ
Criptomoedas não precisam de novas regras financeiras, afirma editorial do WSJ

Em meio a preocupações recentes sobre a segurança das criptomoedas, figuras influentes dos Estados Unidos defenderam que o sistema monetário do país não precisa de mudanças para lidar com elas. Em um editorial publicado no Wall Street Journal, o ex-presidente da Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), Jay Clayton, e o ex-subsecretário do Tesouro Brent McIntosh defenderam que não é preciso criar novas regras para lidar com a tecnologia.

Segundo eles, as regras com as quais o sistema opera atualmente não precisam de alterações e há o risco de matar um mercado emergente ao apostar em regulações excessivas (ou em um número insuficiente delas). O editorial é uma resposta a declarações recentes feitas pela Secretária do Tesouro do país, Jennet Yellen, que afirmou que as estruturas atuais “não estão aptas” a lidar com as criptomoedas.

Clayton e McIntosh defendem que os políticos no poder devem focar suas ações em trazer “estabilidade financeira, mercados de financiamento profundos e eficientes em todo o espectro de dívida e ações e na prevenção de fraude e atividades ilíticas”, que são as bases de qualquer regulamentação financeira.

Continua após a publicidade

Para eles, qualquer regulamentação de criptomoedas deve atender a três aspectos:

  1. Demonstrar com clareza quais reguladores vão regular quais tipos de bens digitais;
  2. Deixar claro quais os requisitos que um bem digital deve atender para operar legalmente nos Estados Unidos;
  3. Definir se os Estados Unidos devem emitir um dólar digital ou facilitar a digitalização por outros meios, como stablecoins.

Segundo eles, essas três regras vão permitir que aqueles no poder adequem as criptomoedas às regras atuais que embasam o sistema financeiro do país. Clayton e McIntosh defendem que isso vai dar clareza aos operadores ao mesmo tempo em que mantém uma “inovação responsável’ dentro do mercado das criptomoedas, garantindo o papel dos EUA como um líder na formação de capitais.

Embora a opinião emitida no editorial não seja capaz de mudar os posicionamentos dos EUA, os autores são figuras influentes e podem ajudar a moldar indiretamente os rumos do mercado. Qualquer decisão que o país vir a tomar deve ter grande impacto no mundo das criptomoedas, cuja liberdade e falta de regulação é tanto defendida por seus apoiadores quanto criticada por aqueles que veem nelas uma ferramenta cada vez mais usada para financiar grupos de cibercriminosos.

Continua após a publicidade

Fonte: Business Insider