Publicidade

Xbox One pode ter jogos que “encolhem”

Por| 13 de Setembro de 2017 às 11h38

Link copiado!

Xbox One pode ter jogos que “encolhem”
Xbox One pode ter jogos que “encolhem”

Na medida em que os jogos vão ficando cada vez maiores e mais extensos, aumenta também o espaço que eles ocupam nos HDs dos consoles – uma realidade também para quem compra jogos em disco, devido à necessidade de instalação e atualizações. Mas a Microsoft parece prestes a resolver esse problema de espaço, pelo menos em partes, com um conceito inusitado que permite que os games “encolham”.

Pelo menos é isso o que dá a entender uma função adicionada sorrateiramente no menu de sistema do Xbox One após sua mais recente atualização de interface. Ali, escondida em meio aos menus, está uma opção chamada “Jogos encolhíveis”, ou “Shrinkable Games”, em inglês, que faz exatamente o que o nome indica, potencialmente reduzindo o tamanho que os jogos ocupam em disco mesmo após a instalação.

Os usuários cadastrados no programa Insider, que receberam a atualização para o console antes do restante da base de jogadores, até têm acesso à novidade, mas ela ainda não pode ser usada pois nenhum título suportado aparece na lista. Sendo assim, também não dá para saber exatamente como o recurso vai funcionar e de que maneira o espaço ocupado será reduzido.

Continua após a publicidade

Dá, por outro lado, para especular. Uma função semelhante está disponível na Steam, por exemplo, e permite que apenas o conteúdo necessário de um jogo seja baixado para o disco rígido. Quem não tem uma máquina capaz de rodar títulos em 4K, por exemplo, tem a possibilidade de deixar de lado os pacotes de texturas em altíssima resolução, assim como pacotes de idiomas estrangeiros também podem ser excluídos do download.

Diante da possibilidade, os jogadores de Xbox One especularam sobre ainda mais possibilidades, como a exclusão de arquivos que estejam vinculados a DLCs, somente acessíveis por meio deles, por exemplo, ou de tutoriais e recursos relacionados ao início de um game, de forma que não sejam mais necessários no momento posterior em que o jogador está. Comenta-se ainda a possibilidade de algum tipo de compactação em arquivos de pouco uso, sem que eles sejam necessariamente deletados do disco rígido.

Por enquanto, entretanto, não dá para saber ao certo como tudo vai funcionar, pois a Microsoft não falou sobre o assunto. A empresa nem mesmo revelou a opção como uma possibilidade enquanto divulgava a recente atualização para o Xbox One, que traz um novo design para a interface do console e recursos de interação adicionais para os jogadores.

Fonte: NeoGAF