Publicidade

Microsoft pode lançar Xbox One Slim neste ano e outro mais poderoso em 2017

Por| 25 de Maio de 2016 às 13h38

Link copiado!

Microsoft pode lançar Xbox One Slim neste ano e outro mais poderoso em 2017
Microsoft pode lançar Xbox One Slim neste ano e outro mais poderoso em 2017

A Microsoft nega, mas tudo indica que o Xbox One ganhará pelo menos um upgrade de hardware ainda neste ano. É o que sugerem novos rumores divulgados nesta quarta-feira (25), que apontam para uma versão menor do console que será lançada no final de 2016.

Segundo os boatos, a Microsoft criou uma estratégia interna chamada "Project Helix", cujo principal objetivo é convergir as famílias Xbox e Windows. A ideia já tem sido destacada há algum tempo pela companhia, e ganhou força após a chegada de títulos exclusivos em ambas as plataformas (Xbox e PC), entre eles Sea of Thieves e Halo Wars — o recém-cancelado Fable Legens também poderia ser jogado tanto no Xbox One quanto no Windows 10. Para o futuro, o plano é potencializar esse conceito, ou seja, lançar games de peso, como a franquia Halo, para os sistemas.

Dentro do Project Helix, a empresa já estaria trabalhando em duas novas versões do Xbox One: o slim, que seria até 40% menor e teria o dobro (2 TB) da capacidade de armazenamento do modelo atual, e uma versão mais potente, agendada para o ano que vem.

De acordo com o Kotaku, três fontes familiarizadas com o assunto disseram que a máquina possui o codinome "Scorpio" ("escorpião", na tradução livre) e que, entre seus diferenciais da versão atual, está uma GPU poderosa com foco na tecnologia 4K. Além disso, o videogame teria uma arquitetura semelhante a um PC com Windows, o que deve garantir suporte ao Oculus Rift. Inclusive, os informantes disseram que a Microsoft fechou uma parceria com a Oculus para trazer os conteúdos do headset para o novo modelo do console. Não foram revelados detalhes de como funcionaria essa integração.

Continua após a publicidade

Tudo isso culmina na especulação de que as fabricantes de consoles planejam encurtar os ciclos de atualização de seus aparelhos, adequando o ritmo ao tempo de vida dos smartphones e PCs, que dura pouco mais de um ano a cada update. A Sony também deve anunciar uma versão 2.0 do PlayStation 4, conhecida até então como PlayStation Neo (ou PS4K).

Xbox TV

Fora as versões atualizadas do Xbox One, a Microsoft estaria preparando dois dispositivos próprios para streaming de vídeo. Um deles, menor, seria similar ao Chromecast, do Google: ele teria uma proposta mais básica e deve funcionar como um controle remoto para o Xbox One, sendo capaz de transmitir jogos de um console principal para uma segunda tela em outros cômodos da casa. Já o segundo aparelho, maior, lembraria a Apple TV, com recursos avançados de streaming.

Continua após a publicidade

O jornalista Brad Sams, responsável pelo vazamento do controle Ellite do Xbox no ano passado, afirma que esses aparelhos estão em fase de testes na Microsoft há cerca de três anos, e que pelo menos um deles deve ser revelado na E3 2106, feira de games mais conhecida do mundo que acontece no início de junho nos Estados Unidos. Nenhum dos gadgets seria a versão slim do Xbox One, mas sim novos produtos com foco na transmissão de conteúdos para a TV. Eles também poderiam ser usados para rodar jogos menos pesados, mas não espere que títulos mais avançados, como Forza ou Halo, ganhem suporte para os dispositivos.

Essas informações reforçam rumores de meses atrás, quando foi divulgado que a Microsoft estaria testando vários protótipos de Xbox One, incluindo versões com peças modulares, removíveis e com possibilidade de serem atualizadas. Contudo, é preciso lembrar que nada foi confirmado oficialmente pela companhia.

A conferência da Microsoft na E3 será realizada no dia 13 de junho, às 13h30, horário de Brasília.

Fontes: Kotaku, The Verge (1, 2), Brad Sams (YouTube)