Suposto protótipo do console feito pela Sony e Nintendo é falso

Por Redação | 03 de Julho de 2015 às 15h21

A recente descoberta de um SNES PlayStation comoveu a internet. Imagens do console criado em parceria entre Nintendo e Sony e que serviria de base para a criação do PSOne que todos conhecemos fizeram com que a lenda urbana desse lugar a um verdadeiro tesouro dos games. Seria perfeito e incrível — se não fosse falso.

Isso mesmo: apesar de as imagens do suposto protótipo parecerem absurdamente reais, tudo não passou de uma brincadeira feita por um grupo especializado na personalização de video games. Mais do que isso, o conteúdo também servia para a aplicação de golpes em colecionadores.

Tudo começou quando um usuário publicou imagens no Reddit alegando ter encontrado esse tesouro em sua casa. Na postagem, o autor comenta que seu pai havia recebido aquilo (juntamente com outros objetos após a falência da empresa na qual trabalhava) de alguém identificado apenas como Olaf, em alusão a Olaf Olafson, que viria a ser presidente da Sony Interactive Entertainment anos mais tarde.

Snes PlayStation
SNES PlayStation

Para dar veracidade à história, ele divulgou várias fotos que mostravam detalhes sobre o tal protótipo, exibindo os controles, alguns cartuchos em japonês e outros elementos da estrutura do aparelho. Tudo parecia tão realista que até mesmo a cor amarelada da carcaça envelhecida era convincente o bastante para fazer muita gente acreditar.

No entanto, não demorou para que algumas suspeitas começassem a aparecer, sobretudo por conta do visual. As poucas imagens do SNES PlayStation que existem mostram algo um pouco diferente do que foi apresentado no Reddit. O conceito original, segundo consta, era muito mais semelhante ao Super Nintendo clássico do que essa pequena caixa que surgiu.

Diante disso, vários questionamentos apareceram até que o site PXLBBQ descobriu a verdade. Segundo a página, trata-se apenas de uma aparelho modificado pelo grupo Vadu Amka, conhecido por personalizar consoles e feito exatamente para enganar colecionadores, vendendo algo falso como se fosse uma relíquia perdida.

Snes PlayStation
Snes PlayStation

Tanto que, logo após a denúncia, o próprio Vadu Amka foi ao Twitter confirmar que tudo não passou de uma farsa e assumiu a autoria do mod, parabenizando a página pela investigação.

Assim, por mais que muita gente tenha ficado feliz em ver esse “Santo Graal” dos video games ganhando forma, o SNES PlayStation continua sendo apenas aquele pedaço dos livros de História — a não ser, é claro, que ainda haja alguém com um tesouro desses escondido em algum lugar.

Via: PXLBBQ, Vadu Amka (Twitter)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.