Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony não vai mais fabricar jogos físicos para o PlayStation Vita

Por| 16 de Maio de 2018 às 12h03

Link copiado!

Sony não vai mais fabricar jogos físicos para o PlayStation Vita
Sony não vai mais fabricar jogos físicos para o PlayStation Vita
Tudo sobre Sony

O fim do ciclo de vida do PlayStation Vita parece estar cada vez mais próximo e, a partir do ano que vem, o console não deve mais receber jogos em mídia física. As informações foram publicadas primeiro em caráter de rumor e, depois, confirmadas pela própria Sony, que afirmou o encerramento da fabricação de cartuchos, como se convencionou chamar, para a plataforma.

O encerramento vale tanto para os Estados Unidos quanto para a Europa. De acordo com um comunicado interno enviado pela Sony às empresas parceiras, desenvolvedoras e distribuidoras têm até o dia 28 de junho deste ano para registrarem seus títulos para receberem códigos de mídia física, enquanto os pedidos de cartuchos se encerram em 15 de fevereiro de 2019.

A partir daí os novos games para o Vita chegarão à plataforma somente por meios digitais, ficando disponíveis pela loja oficial da PlayStation. O encerramento da fabricação de cartões para o console coincide com o fim do atual ano fiscal, que, para a Sony, se encerra em 31 de março do ano que vem. Mais do que isso, o anúncio representa mais um passo rumo ao fim efetivo do portátil.

Apesar de ter acumulado grande força no Japão, repetindo, em partes, o sucesso de seu antecessor, o PSP, principalmente junto aos fãs de RPGs japoneses e jogos independentes, o Vita patinou em vendas nos territórios ocidentais. Lançado em 2012, bem na época do apogeu da jogatina mobile, o console rapidamente perdeu espaço para seu principal concorrente, o Nintendo 3DS, enquanto a opção pelo uso de um formato proprietário para os jogos físicos tornou a produção de jogos cara e trabalhosa, o que afastou muitos estúdios.

Continua após a publicidade

Rumores sobre o fim da fabricação do console, que teria vendido cerca de 15 milhões de unidades em todo o mundo, já circulam desde o ano passado, indicando, inclusive, que esse falecimento poderia acontecer ainda em 2018. A única confirmação nesse sentido, porém, veio da Sony espanhola. Por meio de uma mensagem no Twitter, a empresa não falou no fim da fabricação, mas disse que o PlayStation Vita não faz mais parte do catálogo de produtos da companhia no país.

Outro indício de que o fim está próximo foi o anúncio, feito em fevereiro, de que games do Vita não mais serão dados mensalmente como parte do catálogo de títulos gratuitos da PlayStation Plus. A mudança está marcada para acontecer em março de 2019 também para o PS3, com o serviço online, a partir daí, entregando apenas jogos de PS4 mensalmente.

Fonte: Kotaku