Publicidade

Sony encerra produção do PlayStation 3 no Japão

Por| 30 de Maio de 2017 às 09h23

Link copiado!

CNET
CNET

A Sony, de forma discreta, encerrou a produção do PlayStation 3 no Japão. Sem alarde, a companhia adicionou a seu site oficial a informação de que o único modelo ainda em fabricação – uma versão conhecida como Super-Slim, com HD de 500 GB – teve seus envios para as lojas encerrado, o que significa que mais unidades não deixarão as fábricas da empresa.

Atualmente, esse era o único modelo do PS3 à venda no Japão. No restante do mundo, a edição corrente também é a Super-Slim, com bandeja manual para inserção e remoção de discos. Pelo menos até o momento em que este texto é escrito, a fabricação do videogame em outros territórios continua normalmente.

A informação de que o ciclo de fabricação foi finalizado no Japão, entretanto, é um forte indício de que o mesmo deve acontecer em outras regiões. Foi assim, recentemente, com o Wii, por exemplo, console que teve sua produção encerrada no Japão e, apenas dias depois, o mesmo aconteceu em outras regiões ao redor do mundo.

A notícia, por outro lado, não significa que os aparelhos vão desaparecer das prateleiras. O PlayStation 3, mesmo com a descontinuação, deve continuar a ser vendido enquanto durarem os estoques da própria Sony e também dos varejistas. Depois disso, consoles novos se tornarão item de colecionador. Se você ainda pensa em adquirir um, é melhor se apressar.

Continua após a publicidade

O PS3 foi lançado em novembro de 2006 no Japão. Uma semana depois, ele chegou aos Estados Unidos. O começo turbulento, com um hardware considerado complexo pelos desenvolvedores e um preço maior que seu principal concorrente, o Xbox 360, fizeram com que ele demorasse a vingar, mas, com o tempo, o console se solidificou como um sucessor de peso ao PS2 e também um acerto por parte da Sony.

O videogame foi o palco do lançamento da PlayStation Network, a rede online da Sony que funciona até hoje, por trás do PS4, e viu grandes jogos como God of War III, The Last of Us, Uncharted e Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. No Brasil, protagonizou um episódio sempre lembrado pelos fãs quando chegou oficialmente ao país custando absurdos R$ 8 mil.

Fonte: Gematsu