Publicidade

Novos rumores sobre o PlayStation 5 surgem na web

Por| 22 de Fevereiro de 2019 às 17h13

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Enquanto a Microsoft já deixou claro que pretende focar em jogos na nuvem para a próxima geração de consoles, a Nintendo parece querer se segurar um pouco mais no sucesso do Nintendo Switch lançando versões mais potentes do videogame, segundo alguns rumores. Contudo, os planos da Sony permanecem um completo mistério. A única coisa que se sabe é que um hardware novo é “necessário”, de acordo com o CEO da companhia, Kenichiro Yoshida.

As apostas estão fortes e muitos especulam que a chegada de um PlayStation 5 acontecerá até o final do próximo ano, seguindo o ciclo de aproximadamente sete anos que leva para a Sony anunciar um novo console — aconteceu com o PlayStation 4, lançado no final de 2013, sete anos após a chegada do PlayStation 3, que por sua vez veio ao mundo quase sete anos após o PlayStation 2 japonês.

A matemática pode estar correta, mas é sempre bom lembrar que isso pode não acontecer, o que curiosamente tornaria o PlayStation 4 a geração mais longa da Sony, caso o quinto console da família não chegue até o final de 2020. Além disso, existem quatro jogos grandes que a empresa ainda possui guardadas na manga, para lançar possivelmente, como títulos “cross-generation” — games que cruzam as gerações de videogames, por assim dizer.

O primeiro já tem data certa: Days Gone, da Bend Studio chega em abril; mas os outros três, Death Stranding, de Hideo Kojima, The Last of Us Part II, da Naughty Dog e Ghost of Tsushima, da Sucker Punch Productions, ainda não possuem sequer previsão de lançamento. Vale também levar em conta que a Sony não aparecerá na E3 deste ano, sob o argumento de que não possui muito a ser mostrado na feira.

Continua após a publicidade

A lista de títulos exclusivos para PlayStation 4 a serem anunciados, portanto, está diminuindo e as vendas do console também caíram consideravelmente segundo o último relatório fiscal da empresa. Além disso, parece que a estreia realmente acontecerá no final de 2020, tal como afirmou o editor do Kotaku, Jason Schreier.

Outra pista que indica isso são as previsões da própria Sony para uma queda na rentabilidade do setor do PlayStation até março de 2021 — o que pode indicar que que a companhia está se preparando antecipadamente para os grandes ​​custos do lançamento de seu próximo hardware. O site de notícias The Verge, por sua vez, sugere que há grandes chances de o anúncio do novo videogame acontecer em algum momento após a Game Developers Conference, em março.

Continua após a publicidade

O que esperar em termos de hardware

Em termos de hardware, ainda não existem muitas pistas do que a Sony está planejando trazer, mas espera-se que o PlayStation 5 seja, no mínimo, equivalente a um desktop de última geração, rodando jogos em desempenho máximo. Isso porque, atualmente, tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One são construídos em torno de oito núcleos do AMD Jaguar.

Os títulos exclusivos da Sony, porém, são incrivelmente belos e conseguem se equiparar aos gráficos de um PC gamer ultra potentem, contando com o PlayStation 4 Pro para segurar as resoluções e taxas de quadros por segundo em televisões 4K à vontade do usuário. Considerando tudo isso, o PlayStation 5 e o próximo Xbox precisarão de GPUs mais poderosas para superar a atual geração.

Além disso, não existem muitas tecnologias disponíveis atualmente para realizar um super salto — isso considerando que o aumento nos custos de hardware e também os preços finais para o consumidor não sejam extravagantes demais; ainda mais com o PlayStation 4 Pro e o Xbox One X chegando aos seus limites de desempenho e custando US$ 400 lá fora.

Continua após a publicidade

Entretanto, vale lembrar que os consoles chegaram no ponto de realmente se equipararem a computadores em termos de desempenhos, e a criação de novos hardwares que possam superar os atuais é necessária, mas ao mesmo tempo, é preciso que eles mantenham os benefícios práticos. Para os desenvolvedores, isso significa um custo maior nos orçamentos, em especial para trabalhar em projetos com resolução 4K nativa e taxas de quadros mais altas.

Por fim, a Digital Foundry previu no ano passado que os próximos consoles ganharam um aprimoramento inovador em poder de CPU, especulando que a Sony e a Microsoft poderiam usufruir da microarquitetura Zen da AMD para oferecer desempenho em nível de desktop — o que deverá impactar os games voltados para PCs também. A expectativa, porém, é que as empresas continuem usando uma CPU mais antiga, emparelhada com uma GPU mais moderna, para manter o desempenho enquanto os jogos são projetados.

Isso corrobora também com a questão da compatibilidade de hardware, afinal, a Sony poderia colocar tudo a perder caso não traga uma retrocompatibilidade com a biblioteca do PlayStation 4, mas com vantagens de desempenho — algo que a Microsoft já resolveu nesta geração, inclusive. De toda forma, as respostas sobre a próxima geração de consoles parecem mais claras a cada novo rumor; apenas as perguntas permanecem nubladas, mas nada que alguns meses não resolvam.

Fonte: The Verge