Publicidade

Nintendo estaria planejando nova versão do Switch para 2019

Por| 04 de Outubro de 2018 às 11h06

Link copiado!

Critical Hits
Critical Hits
Tudo sobre Nintendo

Uma nova versão do Nintendo Switch pode chegar às lojas em 2019, com uma melhoria na tela sendo a principal mudança em relação ao console lançado em março de 2017. As informações, ainda não confirmadas, são oriundas de fontes ligadas a fornecedores da empresa, com as quais ela está trabalhando para entender os upgrades necessários na plataforma e de que maneira essa atualização traria um novo fôlego às vendas.

Não que elas estejam abaixo do esperado, muito pelo contrário. Entretanto, para a Nintendo, a desaceleração do ritmo, fruto do fim do frisson envolvido no lançamento e em um período sem grandes títulos para a plataforma, representa algo não desejável. A notícia ainda permite inferir que 2019 seria um ano com poucos games "arrasa-quarteirões" para a plataforma, o que estaria levando a empresa a pensar em alternativas para manter o volume.

A principal mudança da nova versão do Switch estaria no display do aparelho, considerado abaixo da média mesmo antes do lançamento do console. Questões relacionadas aos custos estariam fazendo a empresa deixar os painéis OLED de lado e apostar em versões aprimoradas da tecnologia LED já usada hoje em dia, trazendo imagens com maior definição e resolução em um videogame mais fino e econômico, aumentando sua autonomia e qualidade gráfica.

Por outro lado, melhorias de hardware não estariam nos planos, ao contrário do que rivais como Sony e Microsoft fizeram nos anos recentes, por exemplo. A ideia seria garantir compatibilidade total entre acessórios, jogos e todos os outros recursos do Switch, que funcionariam da mesma forma em todas as versões do console, de forma a garantir que os compradores iniciais do aparelho não se sintam diminuídos ou deixados de lado.

Continua após a publicidade

A expectativa da Nintendo seria lançar a nova edição do Switch no início do segundo semestre do ano que vem, o que faz pensar em um anúncio, até mesmo, durante a E3 de 2019, com disponibilidade imediata ou algumas semanas depois do evento. Acima de tudo, a perspectiva seria manter o momento, com a expectativa de continuar vendendo 20 milhões de unidades por ano em todo o mundo.

Esse número foi atingido entre 2017 e 2018, com 19,7 milhões de unidades comercializadas; a expectativa é bater esse recorde já em março de 2019. Depois, entretanto, seria a hora de inovar para continuar nesse patamar, e, com a já dita ausência de jogos grandes, uma mudança física no aparelho pode ser o caminho para isso.

A Nintendo não se pronunciou sobre o assunto, como de costume, mas a ideia também se encaixa com declarações antigas de seus representantes. Em fevereiro, por exemplo, o lendário designer Shigeru Miyamoto afirmou o desejo de ver um ciclo de vida maior para o Switch em relação aos últimos consoles da marca, o que indicaria uma série de atualizações e melhorias ao longo dessa trajetória para manter as vendas e adequá-lo às vontades dos jogadores.

Enquanto isso, o futuro do Nintendo 3DS permanece uma incógnita na medida em que o Switch derruba as barreiras entre jogatinas portátil e doméstica. A fabricante já reforçou, mais de uma vez, seu compromisso com o portátil, mas a realidade é de cada vez menos lançamentos para um aparelho que chegou às lojas em 2011, com algumas de suas principais franquias, como Pokémon, também aparecendo no videogame de mesa. Sobre isso, também, a companhia não falou.

Continua após a publicidade

Fonte: The Wall Street Journal