Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Modder cria PlayStation 5 com resfriamento líquido caseiro e põe projeto à venda

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Março de 2021 às 13h10

Link copiado!

YouTube/ Nhenhophach
YouTube/ Nhenhophach

Uma das críticas ao PlayStation 5 está no seu design com tamanho exagerado. Um dos motivos para o console ser tão grande está no seu sistema de ventilação e resfriamento. Pois bem, um modder vietnamita criou uma versão do produto totalmente personalizado usando resfriamento líquido e, pasmem, menor que o original.

Modder é a pessoa que gosta de fazer suas versões de aparelhos. A própria palavra “mod” é uma redução do termo inglês para modificação. O autor da obra se apresenta no YouTube como Nhenhophach e publicou um vídeo detalhando todo processo de criar seu sistema de refrigeração para o PlayStation 5.

Nhenhophach inicia o trabalho desmantelando todo o console: de modo parecido com o teardown da própria Sony. Ele separa os componentes principais como chipset, a placa-mãe, o SSD e controlador. Tudo é retirado de seus sistemas originais de refrigeração (por exemplo, ele limpa pasta térmica) e reservado para reinstalação. Já o resto, como chassi, ventoinha e dissipador, são descartados aqui neste vídeo.

Continua após a publicidade

A construção não é nada básica. Nhenhophach monta um sistema próprio projetado em impressão 3D, usando o que parece ser acrílico. Tudo transparente para contar com luzes depois. O sistema do modder inclui resfriamento líquido com duas grandes ventoinhas.

O resultado é um aparelho provavelmente com menor temperatura média e dimensões menores que o PlayStation 5 original.

Um leitor mais crítico pode se perguntar: por que a Sony não optou então por um sistema parecido que qualquer modder pode criar? A versão de Nhenhophach é certamente muito mais cara que o modelo de resfriamento da gigante japonesa. Vale lembrar que a empresa precisa manter o console com preço relativamente acessível, limitante que o modder não tem.

Continua após a publicidade

A quem quiser uma versão em resfriamento líquido como a de Nhenhophach, ele promete que vai disponibilizar o design para compra — e, claro, para os que tiverem habilidade (e coragem) para abrir e montar tudo em casa.

Fonte: Nhenhophach (via YouTube)