Microsoft está refazendo interface do Xbox One

Por Redação | 08 de Agosto de 2017 às 11h15

A Microsoft anunciou que vai refazer a interface do Xbox One de acordo com os conceitos do Fluent Design, a nova organização visual apresentada pela empresa em maio, durante a conferência Build. A nova IU ainda não tem data para chegar, mas a companhia apresentou uma pequena prévia que mostra um sistema que deve se aproximar ainda mais da identidade gráfica do Windows 10.

A ideia por trás do Fluent Design, que deve estar presente em todos os produtos da empresa, é focar na velocidade e naturalidade dos movimentos. Isso se traduz em transições mais suaves e uma aparência sólida, mas também intimamente ligada ao uso que cada jogador faz de seu console. O Xbox One deve ser capaz de aprender com cada um deles, entregando uma experiência cada vez mais customizada.

É justamente por isso que a Microsoft descreve a aplicação do Fluent Design como a próxima grande atualização de software para o console, modificando, mais uma vez, a forma como a plataforma funciona e lida com cada jogador. Títulos mais jogados, por exemplo, terão destaque, exibindo atualizações de redes sociais pelas desenvolvedoras, o progresso de amigos no título ou os principais momentos gravados em vídeo. Possíveis compras ou pré-vendas realizadas também aparecem aí, gerando descoberta de conteúdo e engajamento.

A maior mudança nesse sentido deve acontecer já na tela inicial, com blocos que permitem retornar rapidamente ao último título jogado, ao lado de dois espaços para sugestões, que podem variar desde possíveis amigos para serem adicionados até dicas ou informações atualizadas sobre games. Por fim, surgem as ofertas, também relacionadas aos hábitos do jogador. A Home é completada por uma visão geral da biblioteca de jogos instalados no console, priorizados entre os mais jogados.

As páginas de comunidade também serão refeitas, com visualização em tela cheia para comentários, perfis de usuários e centrais de jogo. O mesmo vale para as páginas de jogos em si, com imagens maiores, títulos destacados, dicas e novidades, trazendo valor tanto para quem já os adquiriu quanto para quem ainda está cogitando a compra.

Caso não goste das sugestões automatizadas, o jogador também pode selecionar os próprios blocos de conteúdo e fixá-los como preferir. Como já dito, o foco é o usuário, que pode receber novo conteúdo pelas mãos do sistema ou então decidir por si mesmo o que deseja ver na tela.

Segundo a Microsoft, a expectativa é de lançamento nos próximos meses, mas os usuários inscritos no programa Insider e que possuem caráter Alpha devem receber algumas das mudanças já nesta terça-feira (08). Não existe uma data prevista para lançamento do update, que, claro, será gratuito para todos quando estiver disponível.

Fonte: Microsoft (YouTube)