Publicidade

Microsoft encerra produção do Xbox One original

Por| 29 de Agosto de 2017 às 08h50

Link copiado!

Microsoft encerra produção do Xbox One original
Microsoft encerra produção do Xbox One original

Atualiação: A Microsoft confirmou na noite desta segunda-feira (28) que encerrou a produção do Xbox One original. Em comunicado oficial, a companhia explicou que, na verdade, a fabricação do videogame foi encerrada há um ano, quando o Xbox One S foi lançado.

Notícia original: A Microsoft encerrou as vendas do Xbox One original nos Estados Unidos e no Reino Unido na semana passada. De acordo com relatos do Verge e do Kotaku UK, a primeira geração do videogame da atual geração simplesmente sumiu da loja norte-americana da empresa, enquanto que a versão britânica o mostra como "esgotado".

Lançado há quatro anos, o Xbox One chegou ao mercado em desvantagem em relação ao seu principal concorrente, o PlayStation 4. Devido a uma campanha de marketing confusa, que inicialmente defendia a ideia de que o jogador teria de estar o tempo todo online para usufruir dos games, e preço salgado, o console acabou acumulando nas prateleiras. Correndo atrás do prejuízo, seis meses depois a Microsoft decidiu retirar o Kinect do pacote do videogame, o que o tornou US$ 100 mais barato - equiparando-se ao PS4.

A decisão de encerrar as vendas ocorre um ano depois do anúncio do Xbox One X e do lançamento do Xbox One S, uma versão compacta do videogame que rapidamente caiu no gosto do público justamente pelo fato de o modelo original ter dimensões avantajadas e ocupar muito espaço. Além disso, o S vem com suporte a reprodução de filmes 4K em Blu-ray e apps como Netflix e Amazon Video.

Continua após a publicidade

Dessa forma, agora a estratégia da Microsoft é focar esforços na produção do Xbox One X, versão atualizada e com hardware mais robusto do videogame, e ofertá-lo como alternativa premium. O Xbox One S entra nesse novo lineup como a oferta básica de entrada, para quem não quer ou não tem condições de investir tanto em um videogame.

E no Brasil, como fica?

É importante ressaltar que, a priori, a decisão da Microsoft só afeta os mercados norte-americanos e britânico. Portanto, o Xbox One original ainda pode ser encontrado em ampla oferta no varejo brasileiro, inclusive com preços bastante atraentes em revendedores oficiais.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a companhia já anunciou ter planos de lançar o Xbox One X no Brasil até o fim do ano. Quando isso ocorrer, é razoável pensar que em breve essa estratégia também será aplicada ao mercado nacional.

Fontes: The Verge, Kotaku UK