Lojas de consoles deixam usuários classificarem e revisarem games sem ter jogado

Por Redação | 22 de Novembro de 2016 às 21h28
photo_camera Divulgação

Se você acredita piamente nas sinopses, reviews e classificações de jogos nas lojas online do Xbox One e do PS4, é melhor rever seus conceitos. Ambas dão aos jogadores que comprem jogos na pré-venda o direito de classificar e até mesmo criar reviews, em certos casos, dos games que nem sequer começaram a jogar. É por isso que não é difícil ver títulos e mais títulos com cinco estrelas de classificação nas lojas online dos consoles.

As estrelas e reviews estão perdendo o sentido, principalmente quando o título é famoso demais e recebe um spin-off ou continuação. Por exemplo: milhares e milhares de classificações chegaram a Final Fantasy XV, vendido para Xbox One — e o jogo nem sequer foi lançado.

Já no PS4, The Last Guardian, que está programado para chegar em dezembro, já está listado com quatro estrelas, na opinião dos "jogadores".

Coisas assim não deveriam acontecer nas lojas virtuais. Aliás, isso coloca em xeque a credibilidade das lojas, tanto do PlayStation quanto do console da Microsoft, que passam a vender uma propaganda baseada em algo que ainda nem se quer foi realizado, que é o teste dos jogos pelos próprios jogadores, com suas opiniões a respeito daquilo que viram na tela. Aliás, ambas impedem que jogadores façam reviews (Xbox) e classifiquem (Xbox, PS4) antes de ter feito o download de jogos — e verificam se isso foi feito nos perfis de cada usuário que tentar lançar uma estrela ou escrever um texto sobre o game.

Depois que a falha ficou conhecida entre os gamers e saiu na mídia internacional, é bem possível que o barulho já tenha chegado aos ouvidos da Sony e da Microsoft. Quem compra games já deve ter percebido que os reviews e/ou classificações chegam antes do jogo, mas agora é possível que isso deixe de acontecer. Ou não — quanto mais gente falando bem dos games, mais vendas no final.

Via Kotaku

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.