Publicidade

Jogos de PS4 desenvolvidos após julho terão que incluir compatibilidade com PS5

Por| 29 de Maio de 2020 às 23h00

Link copiado!

Sony
Sony

A retrocompatibilidade é uma das funcionalidades mais bem-vindas no Xbox One e a Microsoft já adiantou que a grande maioria dos títulos da atual geração não somente serão jogáveis no vindouro Xbox Series X como também serão atualizados com suporte a HDR e 120 quadros por segundo. A Sony também planeja algo semelhante e até agora não há muitos detalhes de como isso deva funcionar no PlayStation 5.

Contudo, um documento para desenvolvedores emitido em abril e revelado nesta semana pela Eurogamer afirma que os programadores vêm sendo avisados de que todos os projetos lançados após o dia 13 de julho para o PlayStation 4 devem rodar também no console de nova geração. Há alguns meses, quando informações sobre o PS5 vieram à tona, a Sony adiantou que a placa gráfica do videogame é retrocompatível com o PS4 e mais de 4 mil títulos atuais poderão ser jogados na novidade, incluindo 100 dos mais prestigiados pelos gamers.

O comunicado afirma que título será considerado compatível se o código enviado pelo desenvolvedor for executado no console de próxima geração sem problemas e fornecer o mesmo conjunto de recursos que ele oferece no PS4. Já os patches e atualizações de software para as produções anteriores a 13 de julho não precisam funcionar no PS5 “mas isso é fortemente recomendado”.

Continua após a publicidade

Vale destacar que o envio de certificação de um título não é o mesmo que o início de sua produção. Ghosts of Tsushima e The Last of Us Part II, por exemplo, serão lançados nos dias 13 e 17 de julho, respectivamente, e não terão passado pelo processo de registro do dia 13 — embora ambos tenham suporte para o PS5.

Não dá para saber exatamente se, a exemplo do que exige a Microsoft, os próximos títulos de PS4 também terão que ser otimizados para rodar com as novas e poderosas capacidades do PS5. Talvez isso seja detalhado na próxima semana, quando a Sony deve lançar oficialmente o console e apresentar alguns de seus títulos.

Continua após a publicidade

Fonte: BGR