Publicidade

Hackers conseguem rodar Linux no Nintendo Switch

Por| 20 de Fevereiro de 2018 às 15h28

Link copiado!

Hackers conseguem rodar Linux no Nintendo Switch
Hackers conseguem rodar Linux no Nintendo Switch

Apesar de o desbloqueio de consoles estar relacionado em grande parte a atividades de pirataria, há também algumas novidades voltadas apenas à exploração das possibilidades e testes com o mero intuito de ver até onde as capacidades hardwares de cada equipamento conseguem chegar.

O último feito marcante para os curiosos da tecnologia foi alcançado no começo do mês pelo grupo hacker fail0verflow‏, com a publicação de um tweet revelando o boot do Linux no Nintendo Switch. Dessa vez, a equipe foi um pouco mais longe com a divulgação de um vídeo mostrando o sistema do pinguim totalmente funcional no híbrido da Nintendo.

A demonstração é curta, mas mostra que o fail0verflow obteve o acesso não somente às funções de comandos por toque na tela do Switch, utilizando também o navegador para acessar páginas como em um tablet qualquer.

Continua após a publicidade

Além disso, nos últimos segundos do vídeo, é possível ver um aplicativo executando a renderização em tempo real de modelos 3D, indicando que até mesmo o poder da GPU Nvidia Tegra, que integra o hardware do console híbrido, foi desbloqueado.

De acordo com o fail0verflow, o exploit utilizado para instalar o Linux no Switch não pode ser corrigido com a última versão da firmware oficial, e não necessita de nenhum modchip para ser aplicado. Até o momento, o grupo hacker não divulgou mais detalhes sobre o processo de desbloqueio.

Fonte: The Verge