Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hack faz PlayStation Classic rodar jogos a partir de pendrive

Por| 11 de Dezembro de 2018 às 11h43

Link copiado!

Hack faz PlayStation Classic rodar jogos a partir de pendrive
Hack faz PlayStation Classic rodar jogos a partir de pendrive

A Sony não foi muito eficaz no desenvolvimento da segurança do seu console retrô, o recém-lançado PlayStation Classic. Aparentemente, uma falha na criptografia do aparelho permite que hackers rodem aplicações diretamente de hardwares plug and play, como um pendrive. Apesar de isso vir sendo usado para executar outros jogos que não aqueles que vêm junto do emulador do console, a prática também pode vir a ser usada para fins malignos.

Trocando em miúdos, o problema todo é o seguinte: normalmente, a assinatura digital e criptografia utilizada por uma empresa são resguardadas por uma chave de acesso protegida pela própria empresa, remotamente. O que a Sony fez com o PlayStation Classic, porém, foi deixar tal chave inserida dentro do código do próprio console. Pense nisso como “trancar a casa, mas deixar a chave do lado de fora, no portão”. A chave para hackers destravarem o PlayStation Classic está escondida dentro do próprio console.

O erro foi percebido pelos hackers “yifanlu” e “madmonkey1907”. O próprio "yifanlu" fez demonstrações de acesso ao código principal do console por meio da porta serial UART e disse que a Sony sequer faz uma checagem digital de assinatura. Na ocasião, o hacker rodou uma cópia de um protótipo do jogo Crash Bandicoot no console.

Continua após a publicidade

As descobertas já levaram a alguns projetos open source de execução de aplicações via USB no console clássico, porém eles requerem um certo conhecimento em programação e edição de códigos. Há relatos de má formatação de arquivos inutilizando (o famoso “bricar”) o console. Porém, para aqueles que sabem o que estão fazendo, já há evidências mostrando outros jogos clássicos de PlayStation — e até alguns não PlayStation — rodando sem dificuldade.

A Sony não comentou as descobertas até o momento. O PlayStation Classic tem aproximadamente uma semana de lançamento no mercado e, dada a situação, é questão de tempo até sabermos o que de fato pode acontecer com essa falha de criptografia.

Continua após a publicidade

Fonte: Ars Techcnica