Falha em atualização está resetando alguns Xbox One

Por Redação | 01 de Setembro de 2017 às 09h07

Um sério problema estava afetando os donos de Xbox One nesta quinta-feira (31), com uma nova atualização que os obrigava a realizar um reset de fábrica no videogame. A atualização é mandatória, trazendo novidades para o sistema e também a correção de bugs, mas causava problemas apenas para os usuários comuns, aqueles não cadastrados no programa Insider, que recebem os pacotes antes do restante e já possuíam a versão instalada.

De acordo com a especulação dos fãs, o problema estaria relacionado com as configurações de energia do dispositivo. Caso o Xbox One estivesse em modo de repouso, sendo capaz de receber e instalar o update automaticamente, o console não seria capaz de reiniciar sua operação normalmente, o que estaria causando problemas e exigindo uma recuperação completa do sistema. Dados pessoais, assinaturas e outros permaneciam seguros, mas, em alguns casos, jogos salvos eram perdidos e títulos deveriam ser baixados novamente.

A falha estaria causando o famigerado erro E203, relacionado, justamente, à dificuldade do sistema em aplicar uma atualização, o que acaba, quase sempre, gerando a necessidade de uma recuperação completa. Todas as versões da plataforma estariam sendo afetadas, com relatos de problemas desde a edição original do Xbox One até sua iteração mais recente, o Xbox One S.

Como se trata de um bug, com a comunidade sendo até rápida para encontrar uma possível causa, a solução também veio de maneira ligeira. Algumas horas depois de ter disponibilizado a atualização, a Microsoft anunciou a resolução do problema, tranquilizando os usuários e informando que a instalação já pode ser feita sem preocupações.

Em alguns casos, até mesmo os dados perdidos poderão ser recuperados, caso o usuário tenha sido atingido pelo bug, enquanto as informações pessoais e assinaturas permanecem vinculadas aos servidores online, ou seja, não podem ser apagadas mesmo que haja um reset local. Entretanto, alguns usuários apontam que as soluções não funcionaram, tendo de baixar novamente os jogos salvos na nuvem, mods para títulos como Fallout 4 e The Elder Scrolls V: Skyrim, e também refazer todas as configurações do sistema.

Em outros, donos do console apontam que ele continua sendo resetado mesmo após a aplicação da “atualização atualizada”. Nesse caso, mais uma vez, uma solução sugerida antes pela comunidade foi aderida pela Microsoft: antes de ligar o dispositivo, a partir do modo de repouso, desligue-o totalmente usando o botão central. Na sequência, tire o aparelho da tomada por 10 segundos e volte a ligá-lo, fazendo com que o processo de reboot aconteça de forma correta.

Essa é a recomendação, inclusive, para quem ainda não realizou a atualização, de forma a evitar problemas. Como os relatos de usuários ainda parecem conflitantes, o ideal é se precaver para evitar perda de dados. Por isso, desligue completamente o console antes de trazê-lo de volta do repouso na próxima vez que for jogar.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.