Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exploit pode desativar o seu PlayStation 4 com uma mensagem privada

Por| 15 de Outubro de 2018 às 11h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Usuários do PlayStation 4 correram para as redes sociais e fóruns no último final de semana para relatar ataques que vêm sendo feitos por meio do sistema de mensagens privadas do console. Segundo frequentadores do Reddit, mensagens suspeitas são recebidas via inbox e, ao abri-las, os jogadores vêem um caractere ou código suspeito. A mera abertura da mensagem já é suficiente para impedir o console de rodar softwares, sejam eles baseados em mídia física ou adquiridos via download.

Pior ainda, em alguns casos, como mensagens recebidas durante partidas multiplayer, o simples fato de a notificação aparecer na tela já é suficiente para derrubar um ou ou mais jogadores, como foi o caso do usuário do Reddit “Huntstark”. Ele alegou estar jogando com sua equipe uma partida de Rainbow Six: Siege quando recebeu a notificação de uma mensagem privada e, em seguida, viu ele próprio e todo o seu time serem deslogados. Ele informa em seu post que todos os membros do time tiveram que restaurar o console para as configurações de fábrica.

A Sony, até o fechamento desta nota, ainda não se pronunciou sobre o problema, mas é bem provável que uma atualização de firmware venha nos próximos dias para corrigir a falha. Por ora, há algumas recomendações a serem seguidas que parecem mitigar os danos e prevenir o problema:

Continua após a publicidade

Se você não foi atingido:

  1. Vá em “Configurações" > "Ajustes de Conta" > "Privacidade” e, na guia de “Mensagens”, mude para “Ninguém” (não se sabe se o bug possui caráter viral e, se for este o caso, seus amigos podem ser infectados e comprometerem você sem saber)
  2. Delete a mensagem suspeita por meio do app oficial da PlayStation Network sem abri-la em nenhum lugar (a simples abertura da mensagem já é suficiente para derrubar o seu sistema, contudo, deletá-la sem a ler por uma plataforma que não o console vem resolvendo o problema em alguns casos)

Se você já foi atingido:

  1. Reconstrua a base de dados do seu PlayStation 4: desligue o console e religue-o em “Modo de Segurança” (desligue-o e, ao religar, não solte o botão de “Power” por sete a 10 segundos; você deverá ouvir dois bipes) e conecte o DUALSHOCK 4 ao console pela entrada USB para, em seguida, escolher a opção número 5. Isso pode demorar dependendo de quantos itens estão gravados no disco rígido do console, mas não deve afetar seus saves e logins.
  2. Restaure as configurações de fábrica do PlayStation 4: no mesmo “Modo de Segurança” do item acima, a quarta opção apaga todos os arquivos, logins e informações salvas no console, essencialmente deixando-o no mesmo estado de quando você o comprou e ligou-o pela primeira vez. Saves serão perdidos (exceto por aqueles guardados na nuvem, exclusivamente para assinantes da PlayStation Plus) e instalações de jogos precisarão ser refeitas.
Continua após a publicidade

Fonte: Reedit; PlayStation 4 Guide (Modo de Segurança)