Publicidade

De olho na conta: PS4 e XONE consomem três vezes mais energia que PS3 e X360

Por| 20 de Maio de 2014 às 09h48

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Comprou um console de nova geração aqui no Brasil? Então prepare-se para não tomar um susto quando chegar a conta de luz. Acontece o seguinte: um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês), uma entidade norte-americana sem fins lucrativos, constatou que o Xbox One e o PlayStation 4 consomem três vezes mais energia elétrica do que seus antecessores, o Xbox 360 e o PlayStation 3. As informações são do site GameSpot.

De acordo com o documento liberado pela NRDC na última sexta-feira (16), o consumo de energia do PS4 é de 181 kWh (KiloWatt por hora), enquanto o do PS3 é de 64 kWh. A diferença é ainda mais acentuada nas plataformas da Microsoft: dependendo do modo de TV escolhido pelo usuário, o gasto do Xbox One varia de 210 kWh a 289 kWh, contra menos do terço no Xbox 360, que é de apenas 70 kWh.

Segundo a entidade, boa parte da energia gasta pelos dispositivos ocorre quando eles estão em modo de espera. No caso do Xbox One, o consumo é maior porque o aparelho fica no aguardo de novos comandos de voz do jogador e, consequentemente, continua puxando energia, mesmo estando desligado. Além disso, quase metade da energia atual do console é gasta quando o videogame está no modo "stand by".

O relatório ainda testou o consumo de energia dos aparelhos durante a execução de outras tarefas, como streaming de vídeos, navegação pelos menus, recepção do sinal de TV e rodando jogos. Segundo a NRDC, ao reproduzir filmes, o PS4 e o Xbox One usam de 30 a 40 vezes mais energia que outros dispositivos do mercado, como a Apple TV e o Google Chromecast. Mesmo assim, a entidade reforça que deixar o console em modo de espera ainda é o principal fator que contribui para o gasto de energia.

Continua após a publicidade

A Nintendo, por outro lado, foi a única que se saiu melhor nos testes quando comparada às concorrentes. O Wii U pode não vender tão bem como seus dois principais rivais, mas é o aparelho de videogame que consome menos energia: 37 kWh. A quantidade é menor do que o antecessor do console atual, o Wii, que gasta 40 kWh. Isso significa que o dispositivo de nova geração da gigante japonesa é pelo menos seis vezes mais econômico na conta de luz que o Xbox One e quase cinco vezes mais que o PlayStation 4.

Para se ter ideia da quantidade de energia consumida pelos aparelhos da Sony e Microsoft, a NRDC faz a seguinte estimativa: se todos os Wii, Xbox 360 e PS3 fossem substituídos pelo Wii U, Xbox One e PS4, o gasto de energia elétrica seria de 10 bilhões kWh por ano nos Estados Unidos. Isso é o equivalente ao consumo de energia da quarta maior cidade norte-americana, Houston. A conta no final de cada mês seria de aproximadamente US$ 1 bilhão.

A NRDC conclui o estudo pedindo que as fabricantes criem soluções para que os aparelhos gastem menos energia, principalmente no modo stand by. O relatório completo pode ser acessado neste link (em inglês).

Continua após a publicidade