Controles antigos do Xbox One também têm sistema de remapeamento de botões

Por Redação | 17 de Novembro de 2015 às 11h42
photo_camera Divulgação

Quem gosta de adicionar um grau extra de personalização aos jogos, principalmente no que diz respeito ao controle, não vai mais precisar comprar um controle Elite do Xbox One. Meio que sem avisar ninguém, a Microsoft incluiu na mais recente atualização do console uma opção que permite o remapeamento de botões também para os usuários do controle original, uma boa notícia para os usuários, mas que aparece com restrições.

A ideia é permitir que os controles sejam alterados mesmo em jogos que não permitem um ajuste fino dessa maneira. Com exceção dos gatilhos superiores, que só podem ser alterados na versão Elite, todos os outros botões podem ser alterados ao gosto do freguês, que pode, por exemplo, substituir a ação feita pelo A por aquela que aparece no X, ou qualquer outra combinação que preferir.

Algumas restrições, porém, se aplicam ao joystick antigo. Por exemplo, apenas uma configuração diferente pode ser feita para ele no sistema e o acessório não possui memória interna para armazená-la caso você queira levar o controle à casa de um amigo. Em comparação, a versão Elite permite 256 ajustes e pode carregar até dois deles consigo, além de salvar tudo isso na nuvem e permitir que nomes personalizados sejam dados a cada uma, indicando, por exemplo, para que jogo ela serve.

Os canhotos também podem ficar felizes com a função, já que com ela é possível inverter os gatilhos superiores e também as ações feitas com as alavancas analógicas. O eixo dos controles também pode ser invertido e estas são funções que estão disponíveis em ambas as versões do joystick

A ideia do controle Elite do Xbox One é tornar a jogatina ainda mais precisa e, nas palavras da Microsoft, “profissional”. O acessório vem com alavancas analógicas e direcionais intercambiáveis de acordo com o game, além de alavancas na parte traseira que lembram o câmbio borboleta de um carro de corrida que também podem ser configuradas para ações extras. Funcionando também no PC, o joystick custa US$ 149,99, aproximadamente R$ 600, e ainda não tem lançamento oficial previsto para o Brasil.

Fonte: Major Nelson