Com retrocompatibilidade, nova dashboard do Xbox One chega no dia 12 de novembro

Por Redação | 27 de Outubro de 2015 às 09h18

Depois de quase dois anos torturando os jogadores com uma interface nada funcional, a nova dashboard do Xbox One já tem data para chegar. O anúncio foi feito pela Microsoft na noite desta segunda-feira (26) no embalo do lançamento de Halo 5: Guardians. Segundo o presidente da divisão de games da empresa, Phil Spencer, não será preciso esperar muito para receber a tão sonhada atualização, pois ela chega ao console já no próximo dia 12 de novembro.

Com isso, a empresa pretende simplificar a navegação dentro do sistema a fim de deixá-la mais intuitiva. Atualmente, a interface do Xbox One é algo que tira o sono de muita gente pelo simples fato de ter sido desenhada com o Kinect em mente. Como o sensor fazia parte do pacote inicial da plataforma quando ela foi lançada, em 2013, até fazia sentido usar os comandos de voz para encontrar aquela função que você desejava. No entanto, quando a Microsoft abandonou o periférico, os jogadores tiveram que lutar para se encontrar naquele mar de menus.

Só que, a partir do próximo dia 12, essa triste realidade pode acabar. A nova dashboard já está em testes há algum tempo dentro do chamado Preview Program e o próprio Spencer disponibilizou uma imagem de como tudo deve ficar. A maior mudança em termos visuais é que a navegação deixa de ser horizontal e passa a ser feita verticalmente. Além disso, vários pequenos atalhos foram colocados na lateral da tela para facilitar o acesso a uma ou outra função.

Xbox One Interface

Mas essa não é a única novidade prometida para essa atualização. Além de dar aquela repaginada necessária na interface, o update traz também a tão comentada retrocompatibilidade ao Xbox One. Conforme a empresa anunciou na última E3, alguns jogos do Xbox 360 vão funcionar no console de nova geração e dar vida nova àquela sua velha coleção que está juntando poeira na estante desde que você comprou o novo videogame.

Até o momento, apenas alguns poucos jogos foram confirmados como compatíveis com esse novo recurso, mas a expectativa é que mais games apareçam nessa lista em breve. E, com isso, a Microsoft traz um enorme diferencial que a sua concorrente ainda não apresentou no PlayStation 4 — embora uma pesquisa recente tenha mostrado que a Sony pode estar interessada em mudar essa realidade.

Via: Engadget, Microsoft

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.