Publicidade

Barulhos e travamentos: os problemas que afetam o PS5 e Xbox no lançamento

Por| 11 de Novembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Reuters
Reuters

O Xbox Series X|S e o PlayStation 5 chegam às lojas de boa parte do mundo nesta semana, e entre a comunidade gamer, há a ideia de que os usuários que adquirem vídeo games nos lançamentos estão mais sujeitos a problemas de funcionamento do que os demais, que esperam um pouco. Prova disso é que, entre os diversos vídeos de pessoas felizes desencaixotando seus consoles e os mostrando sendo ligados pela primeira vez, há uma quantidade menor de problemas de funcionamento sendo relatados.

Um dos primeiros relatos de falhas veio do YouTuber Jeremy Penter, que viu o PS5 recebido para análises em seu canal ACG tendo de ser reinicializado diversas vezes durante o processo de review. De acordo com ele, as suspeitas sobre a causa recaem no uso constante de HDs externos para armazenamento e transferência de games do próprio console e também da retrocompatibilidade, uma característica que ele testou bastante durante seu tempo com a plataforma antes do lançamento.

Continua após a publicidade

Entre reconstruções do banco de dados, um dos processos disponíveis para recuperação da memória do console, e falhas de rede que dificultaram o acesso a atualizações, chegou o dia em que o PlayStation 5 de Penter, simplesmente, deixou de ligar. O suporte da Sony, com quem o YouTuber esteve em contato durante toda a saga, não soube auxiliar, e o aparelho permanece “brickado”, termo que indica a quase literal transformação do dispositivo em nada mais do que um tijolo sem vida.

Continua após a publicidade

No lado da Microsoft, as coisas soam um pouco mais tensas, com muitos relatos indicando problemas nos drives de disco, que estariam apresentando dificuldades de leitura. O barulho alto assusta em alguns dos vídeos divulgados nas redes sociais, enquanto em outros, as mídias nem mesmo chegam a serem puxadas para dentro do aparelho.

Em ambos, as hipóteses apontam para possíveis danos realizados durante o transporte. Uma queda ou pancada, por exemplo, poderiam atingir os mecanismos do drive ou dos sensores que leem os discos, levando a um desalinhamento que causaria dificuldades na leitura ou a uma impossibilidade total. Novamente, enquanto os relatos se acumulam, a Microsoft ainda não falou diretamente sobre o assunto e ainda é cedo para falar em um problema generalizado com o Xbox Series X.

Continua após a publicidade

Mais bizarros são os vídeos que mostram o mesmo vídeo game vertendo fumaça pela parte superior, onde fica sua ventoinha e a principal saída de ar. São pelo menos dois relatos desse tipo, que surgiram na manhã desta quarta-feira (11) no Twitter, e vêm sendo motivo de memes e, claro, discussão sobre o que poderia causar o problema. Trata-se, entretanto, de uma farsa, conforme apurado por outros jogadores na própria rede social.

A ideia de um curto-circuito que queimaria componentes internos faz sentido, mas a quantidade expelida deixa as coisas mais estranhas. Enquanto isso, um usuário do Twitter chamado Malik exibiu um efeito semelhante utilizando um vape, cuja fumaça foi assoprada em cima do console gerando um efeito semelhante ao visto nos vídeos dos supostos problemas. Bastou um vento para revelar a farsa que, por enquanto, parece localizada a alguns poucos casos, se real.

Continua após a publicidade

A Microsoft se pronunciou brevemente sobre o assunto, afirmando levar todos os relatos de potenciais problemas com seus produtos a sério e que está investigando a questão da fumaceira. A companhia vem lidando com sua própria cota de problemas para atender neste lançamento, como manter os servidores que permitem o funcionamento do Xbox Series X|S no ar, após uma falha registrada nesta terça-feira (10), e os cancelamentos de pré-compras que estão sendo feitos por grandes varejistas devido a uma suposta escassez das já esgotadas unidades da plataforma.

Nenhum lançamento desse tamanho, para as fabricantes, é tranquilo, e este parece ser mais um exemplo. O PlayStation 5 chega às mãos dos jogadores nesta quinta (12) em países como EUA, Japão e Reino Unido, dando as caras no restante do mundo, incluindo o Brasil, na próxima semana. E, desde já, tanto gamers quanto empresas torcem para que tudo corra da melhor maneira possível.

Compre o PS5 e o Xbox Series X | S no Brasil

Continua após a publicidade

E aí, já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Black Friday é no Canaltech Ofertas

Está chegando a época com as melhores promoções do ano! A Black Friday 2020 vai acontecer no dia 27 de novembro e promete grandes descontos em várias categorias cobiçadas pelos brasileiros, como smartphones, smart TVs, notebooks, smartwatches, pulseiras inteligentes, monitores e muitos outros eletrônicos.

Continua após a publicidade

Para ajudá-lo a encontrar os menores preços da internet, o Canaltech Ofertas fará a cobertura em tempo real da Black Friday, e você pode receber os descontos diretamente no seu celular ao entrar em nossos grupos de WhatsApp e Telegram. Não deixe para se preparar em cima da hora, clique no link abaixo e comece a economizar imediatamente!

Fonte: Comicbook