Xbox One pode ficar mais fino e barato com nova atualização da APU

Por Redação | 03.11.2014 às 17:30
photo_camera Divulgação

O Xbox One deve receber um novo processador da AMD em breve. A empresa de desenvolvimento e fabricação de microprocessadores pode equipar um de seus mais novos projetos nos consoles da Microsoft, visto que os rumores apontam que a GPU Faraway Island deverão ser implementadas em novas APUs.

A AMD trabalha em segredo em sua futura geração de chips gráficos, de codinome "Faraway Island". Os rumores indicam que eles chegarão ao mercado em 2015, o que nos leva a crer que, se os consoles da Microsoft realmente forem revisados, eles deverão receber o upgrade apenas no próximo ano.

Uma publicação no Forum Beyond3D afirma que a AMD tem intenção de desenvolver a APU do Xbox One em litografia 20 nanômetros, menor que os 28nm do SoC atual. A informação foi descoberta através da atualização do perfil no LinkedIn de Danielw McConnell, gerente de design da AMD. A atualização também falava sobre duas novas revisões do SoC. O processador seria mais eficiente e "de baixo custo", o que poderia baratear o Xbox One.

Ainda que possa parecer apenas uma jogada de marketing para vender mais unidades, as revisões de hardware em consoles são bem comuns. Os fabricantes optam por aproveitarem as evoluções dos chips para lançarem novas versões de seus aparelhos, com processadores que podem ser mais eficientes e baratos. Desse modo, muitos modelos aparecem nas prateleiras com preço reduzido e em tamanho menor.

Como já dito, essa pode ser uma ótima novidade para a Microsoft diminuir o preço do Xbox One e torná-lo mais competitivo frente ao seu principal rival, o PlayStation 4, da Sony. Aliás, a japonesa também faz uso do SoC da AMD, o que pode levar a companhia a também aproveitar a atualização de chips para lançar uma revisão do PS4 com preço mais atraente.

Vale lembrar que, com a diminuição de tamanho do Xbox, a Microsoft consegue reduzir o custo de embalagem e transporte, o que influencia diretamente no preço, ainda que de maneira pequena.

Por enquanto, não existem pistas sobre o lançamento do novo chip da AMD. Com o recente vazamento dos planos da empresa, a primeira arquitetura CPU baseada na nova tecnologia poderia chegar ao mercado já em 2015.

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/games/noticias/23761/revisao-da-apu-do-xbox-one-pode-tornar-o-videogame-mais-barato-e-fino.html