Xbox LIVE sai do ar durante lançamento de Titanfall

Por Redação | 12.03.2014 às 11:33

Com muito marketing e expectativa, Titanfall chegou nessa terça-feira (11) ao PC, Xbox 360 e Xbox One. Mas, para muita gente, o lançamento foi motivo de frustração após um problema que deixou a Xbox LIVE – rede que serve o modo online dos consoles da Microsoft – fora do ar, impossibilitando os jogadores de fazerem o download do título e de jogá-lo online.

O problema é que Titanfall é uma experiência totalmente conectada, focada no multiplayer e na jogabilidade competitiva. Ou seja, mesmo quem adquiriu o game em sua versão física permaneceu com um produto inutilizado em mãos, pelo menos por algumas horas. E o pior de tudo: a falha aconteceu justamente durante a noite, momento em que muita gente estaria chegando em casa do trabalho e preparando para passar as próximas horas matando robôs e inimigos.

A falha, aparentemente, aconteceu no sistema de login da rede e, segundo declaração do diretor de comunidades da Microsoft, Larry “Major Nelson” Hryb, não teve nada a ver com Titanfall em si. O serviço voltou a funcionar horas depois, mas com caráter limitado. No momento em que esta notícia é escrita, tudo já foi normalizado.

A Microsoft também indicou um procedimento a ser realizado por quem continua com dificuldades no Xbox One, mesmo após o restabelecimento da Xbox LIVE. O método é o mesmo usado para resolver outros problemas no console: com o aparelho funcionando, pressione e segure o botão de ligar por 5 segundos e aguarde seu desligamento. Na sequência, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.

Titanfall é o maior lançamento do Xbox One desde sua chegada às lojas. O game de tiro, que coloca o jogador na pele de seres humanos capazes de controlar gigantescos mechas, motivou uma série de atualizações no console para a adição de melhorias no controle e em suas funcionalidades online. Graças a sua jogabilidade exclusivamente online, o game também acelerou o lançamento da plataforma de streaming de jogatinas por meio do site Twitch.