Valve vai lançar PC para competir com consoles em 2013

Por Redação | 12 de Dezembro de 2012 às 13h10
photo_camera Valve

Adorada por muitos jogadores, a Valve promete trazer já no ano que vem uma nova experiência para todos os usuários. Em entrevista ao Kotaku, o CEO da companhia, Gabe Newell, revelou que espera lançar em 2013 um PC voltado para games baseado na função Big Picture, criado para ser usado na sala de estar.

Ainda não foi confirmado se a máquina em questão é o Steam Box. Contudo, a plataforma vai concorrer diretamente com o Wii U, da Nintendo, e os próximos consoles da Sony e Microsoft, além de fornecer uma proposta baseada no uso facilitado do PC.

"Acredito que a maioria dos clientes e desenvolvedores vão achar que o computador é um ambiente melhor para eles", disse o executivo. Para ele, mesmo com a Valve produzindo uma plataforma própria, outras empresas poderão usar o recém anunciado modo Big Picture para criar e adaptar as funções do Steam em seus hardwares.

Big Picture

O Big Picture, como destaca o Kotaku, "foi apenas o primeiro passo". O recurso, que já está disponível no Brasil, permite adaptar a visualização do Steam para a TV e acessá-la usando um controle de videogame.

Os esforços da Valve agora se concentram em levar a novidade para o Linux e, assim, permitir que os usuários possam personalizar o produto de uma maneira muito mais simples. Por outro lado, Newell reforça que, mesmo com tanta facilidade, o hardware da Valve será bastante fechado.

"Certamente [o nosso hardware] será muito controlado. Se você quer mais flexibilidade, você pode comprar um PC convencional. Nossa proposta é para quem busca uma solução simplificada", declarou.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.