PlayStation 4 pode ser até 33% mais rápido que o Xbox One

Por Redação | 01.08.2013 às 12:27

O mundo inteiro está ansioso para colocar as mãos na nova geração de consoles e fazer todos os testes possíveis com eles. Mas, enquanto isso não é possível, o pessoal do Eurogamer resolveu fazer algumas adaptações e realizar um teste "simbólico".

O que sabemos até agora é que tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One vão rodar com chips da AMD, mas existe uma série de diferenças em relação ao hardware dos dispositivos. O console da Sony, por exemplo, vai adotar uma memória mais rápida, do tipo GDDR5, e um processador de vídeo com 1.152 núcleos. O dispositivo da Microsoft fica para trás nesse quesito, com um processador de vídeo de 768 núcleos. O site especializado em games ainda ressalta que o PS4 tem um poder computacional 50% maior do que o novo Xbox. Na teoria.

A pergunta que não quer calar é: qual o impacto disso em condições reais de jogo? Para tentar responder essa questão, a equipe do Eurogamer resolveu montar computadores usando componentes similares aos prometidos pela nova geração de consoles e os colocaram para rodar alguns games. No teste, eles usaram placas de vídeo AMD Radeon – modelo 7850 para o "PC-Xbox One" e 7870XT para o "PC-PS4". Eles também igualaram a velocidade RAM nas duas máquinas de teste em 1375MHz.

Teste hardware PS4 Xbox One

Comparativo dos resultados dos testes com PCs da Eurogamer

Os resultados mostraram que o PlayStation 4 pode ser até 33% mais rápido do que seu concorrente – pelo menos foi o que os testes com computadores apontaram. É claro que esse teste não reproduz exatamente o hardware dos novos consoles, sem contar que o PS4 e o Xbox One poderão trazer melhorias específicas para equilibrar suas forças.

Confira o vídeo com os resultados do comparativo entre PCs que simulam o hardware dos novos consoles feito pela Eurogamer:

Saiba mais: Comparativo PS4 x Xbox One: quem sai na frente na disputa dos consoles?