Nintendo para de produzir Wii no Japão, e agora se foca no Wii U

Por Redação | 02.10.2013 às 16:41
photo_camera Revolução Digital

A Nintendo anunciou que irá parar de produzir o seu console Wii para o mercado japonês, mas deve manter a produção para o mercado internacional.

O Nintendo Wii é o competidor da "geração passada" de consoles, que tinha como concorrentes diretos o Xbox 360 da Microsoft e o PlayStation 3 da Sony. Com a mudança, a Nintendo quer focar na produção do seu novo console, o Nintendo Wii U.

O Nintendo Wii foi lançado em 2006 e desde então já vendeu 100 milhões de unidades ao redor do mundo. Ele já chegou a liderar as vendas do setor e provocou uma grande mudança no mundo dos games por ser o primeiro console a introduzir o controle que reconhece movimento, sem fio.

Com o tempo, suas vendas foram caindo, principalmente depois do lançamento do Kinect, o sensor de movimentos do Xbox 360 e do PlayStation Move, da Sony.

No ano passado, a empresa lançou o seu sucessor Wii U, que não vem obtendo muito sucesso pela falta de títulos para o console, mesmo sendo capaz de rodar jogos do seu antecessor. No primeiro semestre de 2013, a expectativa era de que fossem vendidas 5,5 milhões de unidades, mas a previsão foi diminuída para 4 milhões. No final, a empresa acabou vendendo ainda menos do que isso: apenas 3,45 milhões.

Com o lançamento dos novos Xbox One e PlayStation 4 se aproximando, é bem provável que a empresa veja sua participação no mercado cair ainda mais.