Microsoft lança SDK para deixar apps do Xbox One próximos do Windows 10

Por Redação | 05 de Março de 2015 às 14h29
Tudo sobre

Microsoft

A Microsoft está abrindo o desenvolvimento de aplicativos para o Xbox One com o lançamento de um kit que estará disponível para todos os desenvolvedores em breve. A ação tem como objetivo deixar o console mais perto do novo sistema Windows 10, trazendo uma experiência multi-plataforma.

O Xbox Live SDK (kit de desenvolvimento de software) atualmente está sendo utilizado por um grupo reduzido de desenvolvedores para criar novos jogos. Segundo disse o chefe do Xbox, Phil Spencer, nesta quarta-feira (4) durante a Game Developers Conference 2015 (GDC), em breve o kit estará disponível para mais desenvolvedores. Com a ferramenta, os desenvolvedores do Windows serão capazes de utilizar seus aplicativos para o console como parte de um esforço da empresa em ampliar a interoperabilidade – capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro.

O lançamento do SDK visa tornar os aplicativos executáveis em todos os dispositivos no universo Microsoft. A companhia americana, com a Universal Platform App, quer fazer aplicativos que funcionem em consoles do Xbox, dispositivos móveis e PCs com um único conjunto de códigos. Desta forma, os apps teriam uma audiência potencial de 1,5 bilhão de pessoas, segundo a empresa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Esse SDK irá fornecer o acesso à grande maioria dos serviços atualmente no Xbox One e Xbox Live, no âmbito de um conjunto compartilhado de APIs, integrado com o Windows Store", disse a Microsoft em seu blog Xbox Wire.

A empresa também disse que está empenhada em deixar o Xbox Live mais acessível aos desenvolvedores de jogos, independente de sua relevância, e acrescentou uma nova funcionalidade na plataforma que permitirá a eles a interação com a comunidade.

No evento de janeiro, a Microsoft demonstrou um jogo multi-plataforma que estava sendo executado em Xbox One e PC com Windows 10. A Universal Platform App também funcionaria com o HoloLens, um dos óculos holográficos mais avançados já desenvolvidos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.