Jogos usados no Xbox One custarão o preço de um novo, diz executivo

Por Redação | 22 de Maio de 2013 às 16h56

Para jogar, tem que pagar; não importa se o game é 'zero' ou se já teve dono. Foi o que o vice-presidente da Microsoft, Phil Harrison, declarou ao Kotaku nesta quarta-feira: a taxa de ativação de jogos usados no Xbox One custará o valor de um jogo novinho em folha.

O que acontece é que, ao comprar um jogo para Xbox One, você não paga apenas pela mídia física, uma vez que o console não necessita dela para rodar o jogo. Você paga, na verdade, pela permissão para instalar e rodar o game em seu console, conectando-o à internet para ativar o código. Tal código só pode ser usado uma vez, então está descartada a chance de reutilizar um código de um amigo que já comprou o jogo e o vendeu para você, por exemplo.

A partir do momento que você ativa um jogo pelo código, ele fará parte de sua conta na Live. Se você quiser levar um game para jogar na casa de um colega, terá de pagar novamente pela taxa para rodá-lo no console dele. A única maneira de compartilhar o mesmo jogo é dentro do mesmo console, com membros da famíla, a partir das contas já existentes.

Uma observação feita por Larry Hyrb, diretor de programação da Xbox Live, revelou em seu blog que um usuário poderá jogar em outro console, desde que utilize sua própria conta. Ainda não se sabe quantas vezes o usuário poderá usar sua conta em consoles diferentes.

Trocas e vendas

Segundo Harrison, os jogadores não ficarão 'presos' a seus jogos até o fim dos tempos. Será possível trocar e vender jogos usados pela Xbox Live, mas o executivo não entrou em detalhes a respeito do funcionamento deste recurso. Ainda não se sabe se, ao enjoar de um game, o jogador receberá o valor equivalente pela troca em dinheiro, MS Points ou até mesmo em outro jogo usado, ou novo, dependendo da quantia, já que os títulos, a princípio, não sofrerão depreciação.

Os executivos irão revelar mais detalhes acerca do Xbox One na E3, que acontece em junho em Los Angeles, Estados Unidos. O Canaltech estará presente no evento, contando cada novidade que aparecer por lá. Fique ligado!

Leia também: Xbox One ou PlayStation 4: quem sai na frente na disputa dos consoles?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.