Estudo revela motivos que levam os gamers a comprarem um PS4, Xbox One ou Wii U

Por Redação | 02.03.2015 às 16:30
photo_camera Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen, especialista em analisar o comportamento de consumidores, revela as principais motivações dos gamers na hora de escolher um console para comprar.

De acordo com o estudo, os jogadores escolhem o PlayStation 4 principalmente pelos gráficos, enquanto aqueles que optam por um Xbox One o fazem pela marca. Já quem prefere o Wii U, vê na diversão o principal motivo para a escolha do aparelho da Nintendo.

A pesquisa, chamada “Nielsen 360 Gaming Report” e publicada na semana passada no site da empresa, consultou 4,4 mil gamers com 13 anos ou mais a fim de chegar a tais conclusões. As respostas levaram aos cinco principais fatores envolvidos na escolhe de um dos três consoles de última geração.

Depois da qualidade gráfica, o segundo quesito que mais importa para os jogadores de PlayStation 4 é o reprodutor de Blu-Ray. Para quem tem um Xbox One, depois da marca, o mais importante são as características inovadoras da plataforma da Microsoft. Por fim, quem opta pelo Wii U diz que o fato de ser um console mais amigável para crianças é o segundo motivo que mais pesa na hora de fazer uma aquisição.

Quadro Nielsen

Avanço de geração

A pesquisa da Nielsen revela ainda que nove em cada dez entrevistados já possuíam um console da geração anterior — PlayStation 3, Xbox 360 ou Wii. Ao todo, 86% dos donos de Wii U possuíam um Wii, enquanto que 76% dos que compraram o Xbox One jogavam anteriormente o Xbox 360. Em relação ao PS4, o panorama é bem diferente.

De todos os donos do novo console da Sony, 66% possuíam sua versão anterior. Porém, 59% deles jogavam em um Xbox 360 e 72% jogavam um Wii U. Isso leva a crer que o público mais fiel na mudança de geração foi o da Nintendo, sendo a Sony aquela que mais ganhou novos adeptos neste processo.