Comercial com ator Aaron Paul causa problemas para donos de Xbox One

Por Redação | 16 de Junho de 2014 às 12h05
photo_camera Divulgação

Novamente, um comercial do Xbox One está causando problemas e uso indevido para os usuários do console nos Estados Unidos. Agora, a propaganda é protagonizada por Aaron Paul, que interpretou Jesse Pinkman na série de sucesso “Breaking Bad” e diz diversos dos comandos de voz do videogame da Microsoft, como “Xbox On”, para ligar o console; ou “Xbox Go to Titanfall”, para iniciar o mais recente game da Respawn Entertainment.

Seria apenas mais uma propaganda comum de televisão não fosse o fato do Kinect dos usuários do console estarem reconhecendo os comandos de Paul como os do próprio dono e, assim, ligando o console “sozinho” ou iniciando jogos sem que o usuário tenha requisitado. Outras funções ativadas pelo ator no vídeo são as de gravação de clipes de jogatina e divisão da tela de jogo com a programação da televisão.

A falha acontece quando o Kinect, o sensor de movimentos e voz do console, está ativado. Sendo assim, ele escuta durante todo o tempo tudo o que acontece na sala da casa dos usuários e, ao identificar um comando reconhecível, realiza essa função. Isso vale até mesmo para quem está assistindo TV a partir do Kinect e, caso também possua Titanfall, vê seu programa favorito sendo interrompido pelo carregamento do jogo de tiro.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A única solução para isso é desativar o Kinect completamente ou, pelo menos, a função que faz com que ele ouça tudo o que está acontecendo a seu redor. A ação, no entanto, não é exatamente a mais recomendada, principalmente pelo recurso ser uma das principais novidades do console. Além disso, a “onisciência” do Xbox One é vista como um dos grandes pontos de destaque para a Microsoft na tentativa de trazer mais praticidade às salas de seus clientes.

Um último ponto que merece ser citado é o fato de, apesar do Kinect ser um dos destaques do comercial, o preço exibido ao final do vídeo (US$ 399) equivale ao pacote do Xbox One sem o sensor de movimentos. A mudança foi feita pela Microsoft para diminuir o custo de entrada do videogame e, acima de tudo, equiparar seu valor ao do rival PlayStation 4.

Para a empresa, agora, o Kinect constitui a oferta “premium” do aparelho, com a fabricante esperando que mesmo os jogadores que comprarem o Xbox One sem o Kinect voltem no futuro e comprem o sensor. No Brasil, essa versão do console sai por R$ 1.999 contra R$ 2.299 do kit “premium”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.