Publicidade

Xiaomi pode lançar novo Mix Fold com câmera pop-up

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Fevereiro de 2022 às 13h50

Link copiado!

Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

O Xiaomi Mix Fold, primeiro celular dobrável da marca chinesa, foi lançado em 2021, e a nova geração do aparelho deve estrear nos próximos meses. Paralelamente, a fabricante segue desenvolvendo outros dispositivos dobráveis, incluindo um modelo com câmera pop-up.

Nesta semana, o informante Shadow Leak compartilhou supostos esboços da patente de um novo celular dobrável da Xiaomi. O modelo apresenta um design parecido com o do Mix Fold, com abertura em forma de livro, mas com a adição de uma curiosa câmera retrátil na parte superior.

Continua após a publicidade

Retorno das câmeras pop-up da Xiaomi

Conforme as supostas imagens da patente, o celular dobrável aparenta ser menor que o Xiaomi Mix Fold. Em relação à tela interna, o modelo apresenta bordas mínimas e nenhum furo ou notch para uma possível câmera frontal.

Dessa maneira, a câmera pop-up surge como uma solução que valoriza totalmente o display interno do dispositivo. Então, o esboço mostra uma câmera retrátil com dois recortes voltados para frente, indicando a possibilidade de ter dois sensores para selfies.

No passado, a Xiaomi implementou câmeras com mecanismo pop-up em alguns modelos, como o Redmi K20, K20 Pro e K30 Pro. Entretanto, o recurso foi “esquecido” nas gerações seguintes e a marca voltou a adotar pequenos furos no display para as câmeras frontais.

Continua após a publicidade

Outra alternativa encontrada pela industria para valorização completa do display são as câmeras sob a tela. A própria Xiaomi já aplicou essa tecnologia no Mix 4, mas a qualidade das selfies registradas com o aparelho acabou desapontando.

Em 2020, um executivo da Xiaomi disse que as câmeras retráteis se tornariam raras devido à complexidade de produzir aparelhos 5G e outras questões estruturais. Entre elas, a difícil dissipação de calor da placa-mãe e as complicadas formas de garantir certificações de resistência à água e poeira.

Por outro lado, a marca segue desenvolvendo patentes que sugerem a aplicação de módulo diagonal ou em forma de disco para as câmeras. Assim como, a fabricante estaria estudando maneiras de aumentar a velocidade do funcionamento da estrutura retrátil.

Continua após a publicidade

Estranho display externo

Outro detalhe chamativo da patente da Xiaomi é o pequeno display externo com bordas mais grossas. Essa é uma mudança curiosa comparado com o atual Mix Fold, em que a tela ocupa toda a dimensão externa como um celular tradicional.

Ademais, a parte traseira do suposto dispositivo dobrável apresenta um módulo vertical para uma câmera tripla. Bem como, todos os botões físicos aparecem localizados no lado direito do aparelho.

Vale citar que esse dificilmente será o visual do futuro Xiaomi Mix Fold 2, visto que a fabricante está trabalhando em mais dispositivos dobráveis no momento. Além disso, por se tratar do esboço de uma patente, esse conceito pode nunca sair do papel, sendo apenas uma forma da Xiaomi se resguardar caso alguma rival use a tecnologia sem pagar os devidos créditos.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter/Shadow Leaks, Android Headlines