Philips realiza Innovation Experience no Brasil e exibe lançamentos

Por Pedro Cipoli | 23.06.2015 às 18:14

Hoje (23), no Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, a Philips realizou o seu primeiro evento Innovation Experience, no qual anunciou sua nova linha de produtos para o Brasil e LATAM. A Philips conta com mais de 130 mil patentes, um número alto, porém esperado de uma empresa fundada em 1891 (sim, no século XIX), entre elas da criação do LED e tecnologia de exames de ultrassom.

A Philips escolheu o Brasil em especial tanto pelo tamanho do nosso mercado, o maior da América Latina, quanto pelas características de nosso país. Segundo Henk de Jong, CEO da Philips LATAM, estima-se que o Brasil conte com 52,5% da população acima do peso, o que causa diversos problemas cardíacos e metabólicos, como hipertensão e diabetes. Essa é uma característica mundial, reflexo de uma urbanização intensa, algo que também acontece América Latina, onde 80% das pessoas vivem em áreas urbanas.

Philips Innovation Experience

O Innovation Experience é uma forma da Philips tentar se aproximar do consumidor, já que os produtos anunciados pela empresa não recebem tanto brilho (ou verba de marketing), geralmente reservado para eletrônicos pessoais, como smartphones e tablets. Para organizar o lançamento, a Philips dividiu os produtos em três categorias-chave: “Cuidados contínuos com a saúde”, “Soluções de iluminação inteligente” e “Vida conectada”.

Cuidados contínuos com a saúde

O produto de destaque aqui é o VISIQ, um transdutor de ultrassom que pode ser conectado a qualquer tablet, podendo ser utilizado em qualquer lugar do mundo, desenvolvido pela Philips para cumprir o seu objetivo de “ajudar até 3 bilhões de pessoas até 2025”, com a motivação de que, segundo a ONU, o mundo terá 9 bilhões de habitantes até 2050.

Philips Innovation Experience

Nessa área, um dos grandes orgulhos da empresa é o seu software de gerenciamento hospitalar Tasy, desenvolvido 100% em território brasileiro com colaboração de vários hospitais e que diminuiu, segundo a Philips, 60% dos custos operacionais onde foi instalado. São várias pequenas contribuições da Philips neste quesito, de equipamentos completos até novas tecnologias, como por exemplo a capacidade de monitorar o estado do paciente diretamente do smartphone do médico.

Soluções de iluminação inteligente

Philips Innovation Experience

Além de destacar o trabalho da empresa em grandes sistemas de iluminação, como o de Buenos Aires, Argentina, e o do ArenaVision LED, no Maracanãzinho (além de 12 dos estádios utilizados durante a Copa do Mundo 2014, no Brasil), o grande destaque da Philips é o já conhecido HUE, sistema de lâmpadas inteligentes da empresa controlado por smartphone, ainda que com um preço bastante alto para o mercado brasileiro.

Philips Innovation Experience

Vida Conectada

Fugindo um pouco dos produtos que geralmente cobrimos aqui no Canaltech, a empresa mostrou sua linha de produtos domésticos. Entre eles estão a Sonicare AirFloss e a FlexCare, escovas elétricas “inteligentes” da empresa (quer dizer, não testamos, se é que entendem); a Multicooker, uma panela elétrica multiuso da linha Philips Walita; e a já bastante conhecida AirFryer, também da linha Walita.