Patente mostra headset que desativa cancelamento de ruído quando chamam seu nome

Por Redação | 01 de Agosto de 2016 às 10h32

O principal problema de um fone de ouvido com cancelamento de ruído é que ele realmente funciona. Não que isso seja algo ruim — muito pelo contrário —, mas você fica tão isolado do mundo ao seu redor que é comum que as pessoas tentem falar com você sem sucesso, o que sempre cria situações embaraçosas ou pequenas discussões. Porém, a Amazon parece estar trabalhando em uma maneira de acabar com esses pequenos conflitos do dia a dia, evitando que você seja incomodado pelos sons da cidade ao mesmo tempo em que evita que outras pessoas fiquem falando sozinhas quando conversarem com você.

Uma patente recém-divulgada mostra um conceito de headphone desenvolvido pela empresa que simplesmente se desliga quando “ouve” um certo padrão de som, um comando ou mesmo um nome. Basicamente, a ideia é fazer com que os fones entrem em uma pequena pausa quando alguém chamar sua atenção, permitindo que você volte a ouvir o que acontece à sua volta e possa conversar normalmente, evitando o velho isolamento que temos até então. E trata-se de algo imediato: basta que o comando seja executado para que a novidade passe a funcionar.

Para fazer essa pequena mágica, o headphone traz um conjunto de microfones integrados que parecem ser usados exatamente para reconhecer esses sons que funcionam de gatilho para o novo recurso. Como aponta o site CNET, a execução deve utilizar algo bem próximo do Alexa presente no Amazon Echo, que está sempre atento a possíveis comandos de voz. Além disso, ele deve reconhecer até mesmo comandos um pouco mais complexos, como aqueles que trazem duas palavras — como usado na hora de chamar a atenção de alguém. Trata-se de uma espécie de trava de segurança para evitar que qualquer coisa parecida com o seu nome desligasse o cancelamento de ruído dos fones, fazendo isso apenas quando alguém realmente chamasse sua atenção. Assim, ao invés de parar sempre que ouvir só o nome “João”, a novidade entraria em ação com um “Ei, João” ou coisa parecida.

Patente fone

Patente mostra funcionamento de tecnologia que desativa o cancelamento de ruído do headphone

Aliás, essa semelhança com o Echo não se resume apenas ao fato de ambos estarem sob o guarda-chuva da Amazon. Como pode ser percebido pelo documento de patente, a tecnologia por trás dos dois produtos teve a participação de um mesmo engenheiro, Benjamin Scott. Ele é citado na documentação divulgada pelo departamento responsável do governo dos Estados Unidos e também aparece como um dos criadores do Alexa, conforme seu próprio perfil no LinkedIn já revela. Assim, não é estranho imaginar o porquê de os dois conceitos serem tão próximos.

Porém, quando veremos esse tipo de recurso chegando ao mercado? Difícil dizer. Por ser uma patente de tecnologia, há a possibilidade de essa ideia nem sequer sair do papel, sendo apenas um mecanismo de proteção da Amazon para guardar um conceito seu. Por outro lado, trata-se de uma proposta muito boa e que não faria sentido engavetá-la diante de sua utilidade prática. Contudo, até o momento, não há nenhuma confirmação ou sequer rumor de que há algo planejado para o futuro próximo.

Via: United States Patent and Trademarket Office, CNET

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.