Publicidade

Patente da Amazon revela "gaiola humana" para funcionários da empresa

Por| 11 de Setembro de 2018 às 08h40

Link copiado!

Patente da Amazon revela "gaiola humana" para funcionários da empresa
Patente da Amazon revela "gaiola humana" para funcionários da empresa
Tudo sobre Amazon

Uma nova patente da Amazon está criando polêmica na internet. Isso porque o Seattle Times divulgou um estudo publicado na última sexta-feira (7) que destacava uma patente de “gaiola humana”, registrada em 2016 pela Amazon no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.

A gaiola, que funcionaria de maneira bem parecida com a que mergulhadores usam para acessar áreas de tubarões, seria usada para garantir a convivência segura entre os funcionários humanos e os robôs da empresa. Isso acontece porque os galpões da empresa possuem robôs enormes que, como dispositivo de proteção aos funcionários humanos, param de funcionar assim que alguém ultrapassa uma área limite de segurança. A gaiola patenteada permitiria então que um humano entrasse nessa área de segurança — por exemplo, para efetuar uma manutenção preventiva — sem afetar o funcionamento das máquinas daquela área.

Descrito pela pesquisa que descobriu a patente como um ótimo exemplo da alienação do trabalhador e da relação entre humanos e máquinas, o projeto chamou a atenção devido ao histórico de abusos da Amazon para com seus funcionários.

Continua após a publicidade

Quando questionada sobre o projeto, a empresa afirmou que nunca utilizou e nem pretende construir uma gaiola dessas, considerando equivocada toda a especulação sobre a real função do objeto e explicando que, como qualquer empresa de tecnologia, a Amazon está sempre registrando patentes de produtos que ainda não produz, ou mesmo não pretende produzir, como forma de proteção a qualquer propriedade intelectual criada pelos funcionários da empresa.

Fonte: The Seatle Times