MIT e Microsoft criam tatuagem temporária que controla dispositivos conectados

Por Redação | 14 de Agosto de 2016 às 15h20

Levando a onda dos vestíveis a um outro patamar, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) se uniu à Microsoft para criar, em parceria, uma tatuagem temporária capaz de controlar recursos de dispositivos eletrônicos conectados a ela - como smartphones e computadores, por exemplo.

A novidade se chama DuoSkin e além de conseguir acionar funções de aparelhos eletrônicos, também muda de cor de acordo com a temperatura corporal do usuário e ainda é capaz de transmitir dados por meio de uma conexão NFC. Cindy Hsin-Liu Kao, estudante de PhD do MIT, disse que as tattoos não são apenas uma tendência estética, mas também podem mudar sua aparência sempre que o usuário quiser. Ou seja, além de ser algo funcional, ainda tem um apelo estético interessante.

DuoSkina

Talvez a moda ainda não tenha chegado aqui ao Ocidente, mas, de acordo com Kao, em Taiwan há uma grande cultura de cosméticos estéticos e moda de rua, e a equipe que desenvolveu o DuoSkin se inspirou nessa cultura para desenvolver uma tecnologia acessível, atrativa e que esteja na moda. Mas, deixando um pouco a questão estética de lado, foram desenvolvidas três versões do DuoSkin: uma “input” que transforma a tatuagem em um trackpad; uma “output” que reage conforme a temperatura corporal; e uma versão em que a tattoo é uma espécie de dispositivo de comunicação.

Os três modelos são feitos com uma folha de ouro que fornece durabilidade e apelo estético para a tattoo temporária, e então os cientistas criaram um circuito usando softwares gráficos antes de cortar a folha metálica no formato desejado. Cada tatuagem conta com um chip NFC e algumas versões têm até luzes LED. Kao vislumbra, ainda, uma oportunidade nova de mercado para os estúdios de tatuagem, que podem usar o talento de seus artistas para criar desenhos ainda mais atrativos e mais parecidos com uma tatuagem de verdade, deixando o “jeitão” de adesivo de lado.

Confira o vídeo que mostra a tattoo temporária em ação:

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.