Mini dispositivo mata 99% das bactérias na água em apenas 20 minutos

Mini dispositivo mata 99% das bactérias na água em apenas 20 minutos

Por Redação | 24 de Agosto de 2016 às 20h21
Universidade de Stanford

Eis aí um grande avanço: um pequeno dispositivo que promete eliminar bactérias em um pequeno espaço de tempo. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, a ferramenta pode ser muitíssimo importante para áreas em que água potável é algo bastante escasso ou difícil de conseguir. O dispositivo pode eliminar 99% de bactérias em uma garrafa d'água em apenas 20 minutos. Para que a mesma quantidade de água seja limpa de forma natural, são necessárias 48 horas de exposição ao sol.

Ele funciona como um acelerador desta eliminação de bactérias com a luz do sol. O chip foi criado por pesquisadores do departamento de energia de Stanford e é do tamanho de um selo de carta. Ele possui camadas de dissulfeto de molibdênio que, ao entrar em contato com o sol, aciona químicos desinfetantes na água, iniciando o processo de limpeza. "Nosso dispositivo parece um pequeno retângulo de vidro negro. Nós apenas jogamos ele dentro da água e o sol faz todo o trabalho", disse Chong Liu, pesquisador em Stanford.

Nano dispositivo Stanford

Outra característica interessante no pequeno dispositivo é que ele é feito de materiais acessíveis. O dissulfeto de molibdênio não custa caro para ser produzido e pode ser uma ferramenta importantíssima para os mais de 650 milhões de pessoas que não possuem água ao redor do mundo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Até o momento, somente três testes foram realizados, o que significa que levará mais tempo até que o dispositivo esteja disponível para o público.

Fonte: Adrenaline

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.