Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei registra patente de celular dobrável com tela deslizante

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Abril de 2022 às 07h30

Link copiado!

Reprodução/GSM Arena/Huawei
Reprodução/GSM Arena/Huawei
Tudo sobre Huawei

Uma recente patente da Huawei sugere o desenvolvimento de um celular dobrável com tela deslizante. Conforme as descrições, o suposto dispositivo tem mecânicas diferentes do que costumam ser aplicadas nos atuais smartphones dobráveis.

Em setembro de 2020, a Huawei registrou a patente de “um dispositivo eletrônico dobrável” e o projeto foi oficialmente aprovado nesta terça-feira (12). Ademais, o material tem o número de série CN114338860A.

Conforme a descrição, o aparelho pode estender o tamanho do display ao puxar o painel lateralmente. Então, a tela dobrável pode ser expandida até o dobro ou mais que o dobro do tamanho “original”.

Continua após a publicidade

Mais detalhes da patente

O resumo da patente da Huawei indica que o dispositivo dobrável é formado por duas partes estruturais conectadas por um mecanismo de dobra. Então, a parte flexível fica “enrolada” em volta da primeira estrutura e pode deslizar para ampliar a área de exibição.

Aparentemente, a proposta visa expandir o painel interno mesmo com o celular desdobrado. Além disso, a ideia é bem semelhante aos protótipos de telas deslizantes apresentados pela Samsung.

Continua após a publicidade

O conceito da Huawei também parece ser uma solução para os celulares dobráveis com grandes painéis, mas que oferecem displays menores quando fechados. Dessa maneira, a tela externa também ganha uma área maior de exibição.

Infelizmente, o documento não traz detalhes técnicos sobre os mecanismos que poderiam deixar claro o funcionamento do projeto. Dessa maneira, é possível que outros pontos importantes tenham ficado de fora do resumo da patente.

Tradição em celulares dobráveis

Continua após a publicidade

Vale citar que a patente não significa que a Huawei lançará um dispositivo dobrável com essas características em um futuro breve. Essa é uma maneira das marcas protegerem os conceitos pensados pelos engenheiros e, em alguns casos, as ideias podem nem sair do papel.

Por outro lado, a fabricante chinesa tem uma tradição no desenvolvimento de celulares dobráveis, tendo sido pioneira no lançamento de um modelo comercial junto à Samsung. Basta lembrar do Huawei Mate X2 com o formato fold e o recente Huawei P50 Pocket com visual flip.

Fonte: Huawei Central, MyDrivers (em chinês), IT Home (em chinês)