Goodyear apresenta conceito de pneu em forma de esfera para carros autônomos

Por Redação | 08 de Março de 2016 às 16h10
photo_camera Divulgação/Goodyear

A Goodyear já está mirando o futuro e apresentou durante o Motor Show Internacional de Genebra, na Suíça, um conceito de pneu esférico que pode ser um diferencial bem interessante para os carros autônomos que tomarão as ruas daqui a alguns anos. Pensada de forma específica para este tipo de veículo, as bolas de borracha criada pelos designers da Goodyear vão se conectar ao carro por meio de indução magnética, mantendo tudo flutuando sobre as quatro esferas.

Com isso, a companhia garante que o conforto dos passageiros seria bem maior, afinal a quantidade de trancos e sobe e desce de molas seria menor. Além disso, como não haveria qualquer conexão física entre roda e carro, a redução dos ruídos também seria considerável, tornando a experiência de quem está dentro do possante ainda melhor. E o fato de não haver uma suspensão unindo a roda ao veículo daria à esfera a possibilidade de se mover em todas as direções sem nenhum problema, aumentando a mobilidade e facilitando a realização de algumas tarefas básicas, como a baliza.

Como a imaginação não apresenta limites, a Goodyear não parou por aí. Os pneus Eagle-360 são pensados para equipar sensores capazes de identificar perigos na pista conforme se movimentam, como gelo ou buracos no asfalto. Além disso, os equipamentos seriam capazes de coletar informações sobre a pista e compartilhar com outros motoristas e até mesmo com as autoridades, criando uma rede inteligente para incrementar a segurança de todos que trafegam em uma mesma estrada.

Apesar de todos os benefícios apresentados pela Goodyear, é óbvio que as rodas inteligentes e esféricas teriam alguns contratempos, como o alto custo, que invariavelmente seria repassado ao consumidor final, bem como a questão da adaptação deste modelo aos veículos, que precisariam ser redesenhados a fim de oferecer suporte às esferas. De qualquer maneira, podemos apostar que grandes novidades estão por vir no mundo automotivo do futuro.

Fonte: Goodyear

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!