Engenheiro do Google cria espelho inteligente que exibe notificações

Por Redação | 04.02.2016 às 08:26
photo_camera Divulgação

No futuro, o espelho do seu quarto ou banheiro será tão inteligente quanto o seu celular. Pelo menos essa é a proposta de um novo projeto desenvolvido por Max Braun, engenheiro de software do Google, que criou um espelho que funciona com o sistema operacional Android e pode exibir notificações direto no vidro.

Em um texto publicado no Medium, Braun explica que a ideia surgiu devido a sua paixão por filmes de ficção científica. Para ele, muitas tecnologias vistas nessas obras ainda não estão presentes no nosso dia a dia. "Em algum momento do ano passado, eu percebi que desejava que meu espelho comum do banheiro fosse mais parecido com o que nos foi prometido nos filmes futuristas", explicou.

No entanto, de futurista o espelho só tem o conceito, pois sua montagem é aparentemente bem simples. Braun afirma ter usado um espelho de duas faces, um Amazon Fire TV Stick - dispositivo semelhante ao Google Chromecast -, uma placa de controle e outros componentes mecânicos de baixo custo.

O acessório fabricado pela Amazon roda uma versão modificada do Android responsável pela interface de usuário exibida na tela, que por sua vez utiliza APIs do sistema do robô verde e da agência de notícias Associated Press. Estas, então, projetam no espelho informações como data e hora, dados sobre a previsão do tempo e as principais manchetes do dia resumidas em uma linha cada. Futuramente, o engenheiro espera que toda essa interface seja atualizada de forma constante e automática.

"O protótipo está em fase de desenvolvimento e ainda não dediquei muito tempo ao software. A interface tem somente algumas centenas de linhas de código e estou fazendo experimentos com dispositivos diferentes, primeiramente com o Chromecast, depois com o Nexus Player e recentemente com o Fire TV Stick", disse.

De acordo com o engenheiro, o próximo passo é acrescentar outras funções ao espelho, como informações sobre trânsito local, lembretes e "qualquer outra coisa que tenha um card do Google Now". Ele também afirmou que deve compartilhar mais detalhes sobre o projeto nos próximos meses, conforme o espelho inteligente for recebendo melhorias.

Veja abaixo mais imagens do protótipo de espelho inteligente criado por Max Braun:

Espelho inteligente
Espelho inteligente
Espelho inteligente

Fonte: Max Braun (Medium)