China tem trem autônomo capaz de circular a partir de faixas pintadas no chão

Por Redação | 12 de Junho de 2017 às 08h15

Já imaginou um híbrido de trem e ônibus como alternativa para o transporte coletivo nas cidades? Pois saiba que uma empresa chinesa desenvolveu um trem que anda pelas ruas seguindo seu caminho a partir de faixas pintadas no asfalto.

A novidade, que foi criada pela CRRC, se chama ART (Autonomous Rapid Transit, ou Transporte Rápido Autônomo em tradução livre) e é equipada com sensores capazes de identificar as faixas no chão e de reconhecer possíveis obstáculos.

De acordo com as informações, apesar de contar com sistema de autocondução, por enquanto o trem será guiado por humanos para evitar acidentes. O veículo, que conta com três vagões para 100 passageiros cada, deverá ganhar uma versão maior, de cinco vagões, em breve.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para Feng Jianghua, engenheiro-chefe do projeto, o ART deve ser a melhor alternativa para pequenas e médias cidades na China, principalmente por conta do seu baixo custo de fabricação. Enquanto para a construção de 1km de metrô é necessário cerca de R$ 192 milhões, o projeto completo do novo veículo para uma cidade pequena custa apenas R$ 7 milhões.

Além da tecnologia autônoma, o ART é movido a energia elétrica e tem autonomia para rodar 40 km com uma única recarga. A inauguração do trem está prevista para 2018 em Zhuzhou, município com 3 milhões de habitantes localizado no sudeste chinês. Gostou da novidade? Confira o vídeo acima.

Fonte: Hypeness

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.