China tem trem autônomo capaz de circular a partir de faixas pintadas no chão

Por Redação | 12 de Junho de 2017 às 08h15

Já imaginou um híbrido de trem e ônibus como alternativa para o transporte coletivo nas cidades? Pois saiba que uma empresa chinesa desenvolveu um trem que anda pelas ruas seguindo seu caminho a partir de faixas pintadas no asfalto.

A novidade, que foi criada pela CRRC, se chama ART (Autonomous Rapid Transit, ou Transporte Rápido Autônomo em tradução livre) e é equipada com sensores capazes de identificar as faixas no chão e de reconhecer possíveis obstáculos.

De acordo com as informações, apesar de contar com sistema de autocondução, por enquanto o trem será guiado por humanos para evitar acidentes. O veículo, que conta com três vagões para 100 passageiros cada, deverá ganhar uma versão maior, de cinco vagões, em breve.

Para Feng Jianghua, engenheiro-chefe do projeto, o ART deve ser a melhor alternativa para pequenas e médias cidades na China, principalmente por conta do seu baixo custo de fabricação. Enquanto para a construção de 1km de metrô é necessário cerca de R$ 192 milhões, o projeto completo do novo veículo para uma cidade pequena custa apenas R$ 7 milhões.

Além da tecnologia autônoma, o ART é movido a energia elétrica e tem autonomia para rodar 40 km com uma única recarga. A inauguração do trem está prevista para 2018 em Zhuzhou, município com 3 milhões de habitantes localizado no sudeste chinês. Gostou da novidade? Confira o vídeo acima.

Via Hypeness

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!