Apple patenteia bateria capaz de fornecer energia a notebooks por semanas

Por Redação | 08 de Setembro de 2015 às 09h46

Uma das queixas mais frequentes dos usuários de eletrônicos é a autonomia das baterias. Smartphones, câmeras digitais, tablets, notebooks, entre outros, conseguem sobreviver por pouco tempo longe de seus carregadores conectados às tomadas. Pensando nisso, a Apple estaria determinada a corrigir esse problema e apresentou um pedido de patente sobre um "sistema de célula de combustível para alimentar um dispositivo de computação portátil", que foi publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.

Simplificando, a bateria seria um sistema interno de energia que poderia fornecer eletricidade a um notebook, por exemplo, por dias ou mesmo semanas sem a necessidade de ser recarregada. No pedido da patente, a Apple descreve uma maneira para que as fontes de energia de célula de combustível sejam projetadas em eletrônica sem adicionar muito peso extra aos gadgets. As células de combustível tendem a ser atraentes devido à sua capacidade de envolver uma grande quantidade de energia em pouco espaço se comparadas a uma bateria convencional.

Embora diversos produtos diferentes tenham sido desenvolvidos para substituir as baterias, poucos foram comercializados. Normalmente, as células de combustível são projetadas para o carregamento de eletrônicos portáteis, como baterias externas, mas a Apple prevê que essa tecnologia possa ser utilizada diretamente nos eletrônicos substituindo as baterias tradicionais.

Patente da Apple

As células de combustível geram eletricidade através da combinação de um combustível, tal como o hidrogênio, com um agente oxidante. A tecnologia tem ganhado atenção crescente nos últimos anos não só por poder substituir as baterias de íons de lítio, mas também por ser utilizada como alternativa aos combustíveis fósseis, como gás e petróleo.

Embora o hidrogênio seja uma fonte de combustível para a tecnologia, a patente da Apple descreve algumas outras alternativas de combustíveis potenciais, como o silicato de sódio, hidreto de lítio, hidreto de magnésio, borohidreto de sódio, entre outros.

Este não é o primeiro pedido de patente da Apple para um sistema de célula de combustível. No ano de 2011, a empresa apresentou um pedido semelhante para um sistema de "dispositivo de computação portátil". Em março, o a entidade responsável por patentes nos EUA publicou um pedido de patente da Maçã para um sistema de célula de combustível externo para alimentar dispositivos móveis.

Via CNET

Fonte: http://www.cnet.com/news/apple-envisions-laptops-that-run-for-days-without-a-recharge/#ftag=CAD590a51ehttp://9to5mac.com/2015/09/03/macbook-iphone-fuel-cell/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.