Uma lâmpada que funciona via Bluetooth

Por Redação | 20.08.2012 às 16:20 - atualizado em 21.08.2012 às 11:43

Estamos prestes a nos livrar das nossas boas e velhas lâmpadas incandescentes. Mesmo sendo uma boa alternativa às lâmpadas de filamento de tungstênio, que gastavam mais energia, as incandescentes ainda utilizam 90% de sua energia para dissipar calor.

As lâmpadas de LED não estão apenas se tornando mais eficientes, como também mais inteligentes. Conhecida como Bluetooth Bulb, esta nova lâmpada utiliza a tecnologia Bluetooth 4.0 para se conectar a dispositivos compatíveis e oferecer às pessoas alguns recursos nunca vistos em outras lâmpadas: é possível ligá-la e desligá-la com um smartphone, definir um timer para ela apagar sozinha e configurar o brilho e as cores específicas (nos modelos RGB) desejadas para iluminar o ambiente. Todo o controle fica na ponta de seus dedos, por meio de um aplicativo.

As novas lâmpadas virão com potências de 3 a 7 watts, o que é bastante para iluminações feitas com LED. Muitas delas poderão ser controladas com apenas um dispositivo, mas ainda não se tem certeza se existirão modelos mais, digamos, independentes.

Atualmente, a Bluetooth Bulb é apenas um protótipo patenteado, muito embora existam planos para comercializá-la em breve. Se serão caras ou baratas, também não temos ideia.